Bragança Paulista - As atletas olímpicas Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) e Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-MT) são atrações no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, de sexta-feira a domingo (16 a 18/8), em Bragança Paulista, São Paulo. Ambas retornaram dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e disputam o último Brasileiro de suas carreiras nesta faixa etária.
A competição recebeu a inscrição de 802 atletas, jovens adultos de 128 clubes e 16 Estados do Brasil mais o Distrito Federal e será no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, com entrada franca. Todos também podem acompanhar ao vivo na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Gabi Muniz integra o grupo de treinamento do medalhista olímpico Caio Bonfim - prata nos 20 km da marcha atlética em Paris (em 1/8/2024) -, em Sobradinho (DF). Está em seu último ano na categoria Sub-23 e quer fechar o ciclo com vitória. Gabi, que é nascida em Brasília, completou 22 anos no dia 20 de junho.
"Quando o Caio voltou da Olimpíada de Londres-2012 ele participou, logo em seguida, do Brasileiro Sub-23 daquele ano e fez uma marca melhor do que a dos Jogos Olímpicos. Minha expectativa para a Gabi é essa! Ela é talento puro, eu sei que o caminho dela vai ser grande, como é o do Caio e que ela está nesta trajetória da medalha olímpica também. Acho que fecha o seu ciclo no sub-23 com uma grande marca", disse Gianetti Bonfim, treinadora de Caio Bonfim e de Gabi Muniz.
Gabi foi 36ª nos 20 km da marcha atlética nos Jogos de Paris-2024, com 1:35:50. Sua melhor marca pessoal é 1:33.21 (de 6/7/2023).
A jovem saltadora Lissandra Maysa Campos tem 22 anos, treina e vive em Cuiabá (MT). Começou no atletismo aos 5 anos, em brincadeiras de rua e em recreação na praça, e aos 12 anos correndo em provas kids como a Maratoninha da Caixa e a Corrida de Reizinho - "ganhei umas 13 bicicletas", relembra. Chegou para treinar no Instituto Vicente Lenílson Atletismo em 2014. Sua melhor marca pessoal é 6,69 m, feita no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista, em 7/5/2023.
"Nesta competição, a Lissandra encerra o ciclo dela na categoria sub-23, vai competir para fazer o melhor dela", disse a treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, atleta olímpica do salto triplo em Atlanta-1996. Lissandra retornou de Paris no domingo (11/8). "A gente está fazendo um treinamento básico para ela competir bem. O mais importante é ela ganhar dela mesma - ainda vai ter o Sul-Americano", completou.
Lissandra foi 31ª, com 6,02 m (-0.3), no salto em distância, longe de sua melhor marca. Mas ela e sua treinadora já pensam em Los Angeles-2028. Cida disse que foi importante a atleta ver que está, com certeza, entre as melhores do mundo. "Que ela aproveite a experiência para Los Angeles-2028 quando estará mais madura e mais bem preparada física, psicológica e espiritualmente", ressaltou.
O Praia Clube-Exército-Futel terá a maior equipe em Bragança Paulista, com 53 atletas, e vai defender o título de campeã de 2023 - foi a primeira na classificação geral, com 261 pontos, e no feminino, com 167 pontos, e terceira colocada no masculino, com 94. A ADC São Bernardo, de São Paulo, foi a vice-campeã (225,5 pontos), no masculino (96) e no feminino (129,5). O Projeto Atletismo Campeão, de Pernambuco, foi o terceiro no geral (125 pontos) e comemorou o título masculino (97).
O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A brasileira saltou 4,68 m no meeting grego Fly Athens neste domingo (6/7), em prova realizada na rua e que teve como cenário o Estádio Panathinaiko, que recebeu o 1º Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896; a atleta, que saltou 4,66 m e 4,63 m em junho, fez seu PB pela terceira vez em 35 dias
O brasileiro Piu, duas vezes medalhista olímpico, venceu os 400 m com barreiras no Prefontaine Classic, no Hayward Field, mesmo estádio do Oregon (EUA) em que foi campeão mundial, neste sábado (5/7), com a sua melhor marca da temporada: 46.65
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País