Recife - A paranaense kimberly Cristiny de Souza Assiz (PM Colombo) ganhou destaque no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, ao ser campeã do lançamento do martelo com sua melhor marca pessoal: 62,14 m.
Kimberly lançou o martelo três vezes acima dos 60 metros e comemorou o tricampeão brasileiro sub-18. Maria Laura Sales Correa (SOGIPA-RS) conquistou a medalha de prata (55,26 m) e Laura Almeida Lima (ATLEF-MA) a de bronze (49.46 m).
Foi também a nona medalha de Kimberly em Brasileiros, a sexta de ouro, nas categorias sub-16, sub-18, sub-20 e sub-23. "Não tenho dúvida que o martelo é a minha prova e sonho com Mundiais e Olimpíadas. Fiquei a dois metros do índice para o Mundial Sub-20 e isso significa que estou chegando. Comemorei muito a marca, mas também fiquei a dois metros do recorde do campeonato", comento Kimberly.
A atleta, que começou no atletismo quando tinha de 11 para 12 anos ainda poderá ir ao pódio no lançamento do disco. "Quero a minha décima medalha em Brasileiros." A qualificação da prova será neste sábado (14/9), às 9:50.
Alessandro Borges Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba) conquistou a medalha de ouro no arremesso do peso, com 19,34 m. "Lutei pelo resultado, foi o que deu para hoje, mas sei que tenho potencial para mais." Alessandro, de 16 anos, gostou da experiência de ir para o seu primeiro Mundial Sub-20 em Lima (Peru), em agosto. "Aqui, sou líder do ranking, estou confortável, mas lá fora a gente vê que só tem gigante", disse Alessandro, que treina com Andrea de Britto há seis anos. "É um trabalho que está dando muito certo", afirma.
A medalha de prata foi conquistada por Pyetro Henrique Roberto Souza (ADC São Bernardo-SP), com 17,56 m e a de bronze por Victor Hugo Alves Souza (AABB Atletismo Cascavel-PR), com 16,53 m.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Brasil tem 21 medalhas olímpicas no esporte número 1 no programa dos Jogos Olímpicos Modernos, desde Atenas-1896; conhecido como esporte-base, o atletismo utiliza os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar, arremessar e lançar
A marchadora que estreou na disputa olímpica em Paris-2024 comentou sobre o orgulho da marcha atlética do Brasil - que teve uma equipe completa nos Jogos - e sobre os planos de seguir evoluindo de olho na principal disputa do atletismo na próxima temporada
O campeão mundial do arremesso do peso cumpre uma rotina diária de exercícios com a campeã mundial Fabiana Murer e o treinador Elson Miranda, em São Paulo, para voltar aos treinos pronto para fazer a preparação para o ciclo olímpico até Los Angeles-2028
O nobre circuito de competições da World Athletics passará por quatro Continentes e terminará na Suíça antes da disputa do Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, que nesse ano será de 13 a 21 de setembro; o Brasil tem dois atletas bicampeões: Fabiana Murer e Alison dos Santos