Recife - O resultado de Viviany Almeida de Lima (Associação de Atletismo Russana), no salto em distância, e o ouro do revezamento 4x100 m feminino, ambos da equipe de Russas, no Ceará, foram alguns dos destaques da manhã deste sábado (14/9), na terceira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.
O Campeonato termina neste domingo (15/9), após mais duas etapas, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil.
Viviany, de 15 anos, venceu o salto em distância com 6,10 m (1.7), novo recorde brasileiro sub-16. A atleta melhorou a sua marca da qualificação, de 5,99 m, na sexta-feira (13/9) - já havia baixado a marca anterior de Lissandra Maysa Campos (5,90 m), de 2017. "Estou me sentindo incrível e quero agradecer o Jacques (Francisco Jacques Guimaraens), a minha mãe Marlene, minha tia Zilvania e também a Juliana Silva, a Juliana Guimarães e a Letícia", afirmou a cearense agradecendo ao grupo de mulheres, parentes e amigas, de quem recebe apoio para estar no atletismo há três anos.
Viviany recebeu e comemorou sua medalha e uma hora depois voltou a pista para ganhar mais um ouro, dessa vez com o revezamento 4x100 m de Russas, em 49.33, juntamente com Maria Eduarda Queiroz Lima, Leticia Evelin Ferreira de Sousa e Moana Raveni Barbosa Barroso. Abraçadas comemoraram. E explicaram o segredo da equipe sub-18 de Russas. "Ter um bom professor e a confiança que ele passa aos atletas e o apoio da Prefeitura de Russas", disse Maria Eduarda, com a concordância das colegas.
As finais dos 400 m foram destaque também com vitórias de Leticia Evelyn Lopes (IPEC Londrina FEL-PR), em 55.85, e de Alan Pierre Ales da Silva (ADC São Bernardo), em 48.54.
"Eu estava bem preparada para esta final, confiante. E estou muito feliz. Foi uma marca muito boa e mostra o que eu posso", disse Letícia, de 17 anos, que treina com Rodrigo Bueno, em Cornélio Procópio. Isadora Justiniana Pereira (SESI-SP) conquistou a medalha de prata (57.22) e Nayane Beatriz Alvez Xavier (ADEPOL/DF) a de bronze (57.92).
"Eu esperava ganhar, queria muito ganhar porque no ano passado eu nem fui a final. Esse ano vim para São Paulo , do Maranhão, para treinar. Tinha 52 segundos como marca e corri para 48. Estou muito feliz, grato a Deus e a minha família, aos meus pais Joel e Luzinete", disse Alan Pierre, que treina com Marcelo Lima.
Fernando Henrique de Sá Ferreira ficou com a prata nos 400 m (48.68) e Felipe Teixeira Barbosa com o bronze (48.96). Ambos são atletas do Instituto Athlon-SP.
Numa boa disputa do salto em altura, Dereck Nunes Martins (Praia Clube-Exército-Futel), de 17 anos, conquistou a medalha de ouro com 2,02 m. Disse que esperava o pódio e que "se enche de energia porque não é fácil chegar". Foi o seu primeiro título brasileiro sub-18. "No Brasileiro Sub-23 eu fui terceiro colocado e isso me motivou", comentou Dereck, que treina no CTE da Universidade Federal de Minas Gerais com Márcio Prudêncio. "Eu treino o salto em altura há dez meses e está dando certo", acrescentou Dereck, que fazia salto em distância e 200 m.
Nas finais dos 2.000 m com obstáculos, as vitórias foram de Natally Galdino Alves (ASPA-PB), em 7.13.61, e de Henrique Rodrigues Alencas (CASO-DF), em 6.12.61 - seu segundo ouro, já que venceu também os 1.500 m.
TODOS OS RESULTADOS da competição podem ser conferidos no site da CBAt.
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)