Capa

Sul-Americano de Trilha e Montanha tem Brasil no pódio

22.11.2024  |    171 visualizações

O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail

O Brasil disputou o Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha, realizado em duas etapas na Argentina, a primeira na Villa La Angostura, em Neuquén (8 e 9/11), e a segunda, na sexta-feira e sábado (22 e 23/11), na Villa de Merlo, em San Luis.

O melhor resultado do Brasil foi a medalha de ouro de Célio Augusto da Rosa, no sábado (23/11) no Long Trail (60 k), com 5:58:00, à frente dos argentinos Fernando Mendieta (6:05.50) e Maximiliano Bazquez (6:15:18). O brasileiro Rodrigo Machado Oliveira terminou na quinta colocação (6:17:30).

O Brasil também foi ao pódio no Long Trail com Susany Perardt, medalha de bronze nos 60 k (7:20:43), atrás das argentinas Ayelen Liberal (6:54:43) e Anabel Oviedo Zelarrayan (7:02:49).

No primeiro dia de competições da segunda etapa, sexta-feira (22/11), o melhor resultado foi de Maria Clara Ruschel Hillmann, na Corrida Vertical, quinta colocada com 1:07:51.

Na categoria Sub-20, o jovem João Mendes Muniz foi o quarto colocado, com 48:54. 

O Atletismo Brasil foi ao pódio por equipes com a medalha de bronze no Classic, masculino, na primeira etapa. Ficou na terceira posição no 42K, Classic (32 pontos), atrás da Argentina (12 pontos) e Equador (16), com Jorge Montenegro da Silva (CARN-RN), 7º colocado (1:16:01), Eduardo de Brito Ramos (Associação de Corredores de Búzios-RJ), 12º (1:18:18) e Jeferson Pinheiro Lopes (Associação Noroeste Runners-RS), 13º (1:18:29). 

Atletismo Brasil no Sul-Americano de Trilha e Montanha
Villa La Angostura
Leticia da Silva Saltori (IPEC Londrina-PR) - Short Trail 
Mahira Pereira Braga (São Paulo Futebol Clube-SP) - Short Trail
Isadora de Alburque Rosso (Associação Noroeste Runners) - Short Trail
Eduarda Laureano Rosa (Clã Delfos-MG) - Classic
Cleverson Luis Del Secchi (PM de São José dos Pinhais-PR) - Short Trail
Jorge Montenegro da Silva (CARN - RN) - Classic
Eduardo de Brito Ramos (Associação de Corredores de Búzios-RJ) - Classic 
Jeferson Pinheiro Lopes (Associação Noroeste Runners-RS) - Classic
Delegado Técnico - Sidney Togumi (CBAt-SP)
Treinador - Marco Aurélio Piazza (FAP-PR)
Villa de Merlo
Susany Perardt (Associação Abada-Capoeira-SC) - Long Trail
Patricia Honda Gerage (Kiatleta Associação Desportiva-SP) - Long Trail
Ligia Almeida Fechio (Associação Desportiva Centro Olímpico-SP) - Vertical
Maria Clara Ruschel Hillmann (Associação Abada-Capoeira-SC) - Vertical
Ana Clara Nery Aguiar (Associação Abada-Capoeira-SC) - Sub-20
Celio Augusto da Rosa (Clã Delfos) - Long Trail
Rodrigo Machado Oliveira (Associação Desportiva de Atletismo-SC) - Long Trail
João Luiz da Silva (Clã Delfos-MG) - Vertical
Rodrigo Neves dos Santos - (Prefeitura Municipal de Guarapuava-PR) - Vertical
João Mendes Muniz (Assoc. RR de Esportes Aquáticos e Terrestres-RJ) - Sub-20 
Delegado Técnico -
Sidney Togumi (CBAt-SP)
Treinador - 
Raphael Bonatto (PR)

As despesas dos campeões brasileiros foram custeadas pela CBAt. Os demais classificados tiveram o benefício da hospedagem e alimentação previstos nos Regulamentos do evento.

Para compor a seleção, o atleta precisa ter registro CBAt na categoria corrida em trilha e montanha e vínculo com clube. 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

 

Leia também...
13.12.2024

Pela Nota Oficial 188/2024, foram passadas as datas limite da pré-inscrição para a competição em pista coberta: dia 23 de dezembro de 2024 para as provas combinadas e 6 de janeiro de 2025 para as demais; os interessados devem oficializar junto a CBAt

13.12.2024

A entidade dirigente do atletismo mundial também informou os programas horários do Mundial de Revezamentos - que terá o 4x100 m misto como novidade - , em maio, e do Mundial de Corridas de Rua, em setembro

12.12.2024

Ele conta que precisou de quatro Jogos Olímpicos - Londres 2012, Rio 2016, Toquio 2021 e Paris 2024 - para conquistar a sonhada medalha; no caminho aprendeu várias lições, a principal delas: "Não desista de seus sonhos e trabalhe!"

11.12.2024

O brasiliense da marcha atlética foi também o Atleta da Torcida e o Melhor do Ano no Atletismo e saiu carregado do Rio de Janeiro: recebeu os três troféus na cerimônia do Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico do COB, realizada na noite desta quarta-feira (11/12)