A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) está promovendo Cursos para Treinadores Nível II da Word Athletics em Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas para 50 treinadores de todas as regiões do País. Pela primeira vez no mundo, três grupos de provas recebem os cursos autorizados pelo ADC/WA (Area Development Center/World Athletics) de Santa Fé (Argentina).
"Estamos imensamente felizes. Soube que é inédito no mundo um curso da WA como esse para três grupos de provas ao mesmo tempo. Estamos com 50 treinadores de todo o País aqui em Bragança Paulista e é uma alegria enorme nós ofertarmos isso", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. Agradeceu a Atletismo Sul-Americano, a World Athletics e a Caixa, patrocinador máster do Atletismo Brasil, por proporcionar a capacitação que levará conhecimento do atletismo para todo o País.
"Meu agradecimento aos treinadores e aos nossos ministrantes. Mais uma vez fazendo história e quebrando paradigmas", acrescentou Wlamir da Motta Campos.
Os cursos estão sendo feitos de forma híbrida, com um módulo online, comum a todos, e outro presencial, específico para cada um, com duração de 10 dias e presença obrigatória.
As Aulas Práticas e Avaliações estão sendo realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo).
Os três cursos começaram na quinta-feira (21/11). O Curso Marcha Atlética, ministrado por Adauto Domingues, treinador de Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da maratona de Nova York, e de Mário dos Santos Júnior, medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003 nos 50 km da marcha atlética, atleta olímpico, terminará na quarta-feira, dia 27/11.
Os demais, Meio-Fundo e Fundo, ministrado por Adauto Domingues e Edilberto dos Santos Barros, e Provas Combinadas, por Oscar Gadea (URU) e Edemar Alves dos Santos, terminam no sábado (30/11).
"Estamos recebendo 50 treinadores, em três cursos diferentes, dentro dessa sede fantástica que temos aqui em Bragança Paulista, de várias partes do País, todos muito dedicados e interessados. Mesmo tendo para ensinar sempre temos a aprender. Com esse pensamento conseguimos alcançar alto nível de capacitação para melhorar o desempenho dos nossos atletas", afirmou Edemar Alves, da CBAt e treinador de provas combinadas.
"É um processo pedagógico de desenvolvimento das capacidades dos nossos treinadores, de maneira para que seja transferido para os nossos atletas. É um modelo mundial desses cursos, que estão sendo feitos no Brasil e, na sequência, em toda a América do Sul. Os treinadores estão empenhados e os cursos são importantes para eles e o atletismo brasileiro", disse Edilberto Barros, ministrante do Curso de Meio-Fundo e Fundo, em conjunto com Adauto Domingues.
"É de fundamental importância trazer essa capacitação. Os atletas são os protagonistas, mas têm de ser conduzidos por uma equipe, que vai da parte administrativa à técnica. Tem sim que nos prepararmos para evoluir junto com os atletas. No caminho até o alto rendimento com os nossos atletas estão os estudos, as avaliações e as trocas de informações", acrescentou Adauto Domingues.
Os treinadores que estão no Curso Nível II da WA
Marcha Atlética
Aline Bandeira - SC
Fredy Salomão Miranda - MS
Rudney Dias Nogueira - MG
Robson Heiton Mian - SP
Osmar Ferreira Pinto - SP
Gianetti Oliveira de Sena Bonfim - DF
Isabela Silva de Assis - SP
Lila Elena da Silva - SP
Elvis Conceição de Santana - SP
Provas Combinadas
Ana Cristina de Arruda Oliveira Santos - MS
Maria Rosana Soares - SP
Luiz Alberto Cardoso de Araujo - SP
Wilton Darleans dos Santos Cunha - RJ
Cleison Ariel Back - SC
Bruno Campos Reis - SP
Marcelo Fernandes Barbosa - SP
Cleberson Jorge Wagner - SC
Éric Charles Novello - SC
Pedro Franco de Almeida de Lima - SP
Lucas Henrique Pereira Apolinario - MG
Sidnei Carlos De Parolis - MG
Cleberson Lopes Yamada - MS
Renato Átila Souza da Câmara - SP
Mario Augusto Vasques - SP
Henrique Wenning - RS
Clovis Araújo Dias Milêu - MG
Tiago Florêncio Bueno - SP
Rafael Cabral dos Santos
Felipe França de Oliveira
Meio-Fundo e Fundo
Cristiane Baez - MS
Giovana Castro da Silva Hexsel - SC
Evellin Ianca dos Passos Gonçalves - SP
Valmir Dos Santos - CE
Eder Vaz Rodrigues - MS
Robson da Silva Medeiros - MG
Fernando Luan Obal Ribas - PR
Waldir Valentim - RJ
Julio Pauletti - RS
Claudio da Silva de Freitas
Anderson Sebastião Chaves
Fábio Oliveira Ribeiro - SP
Alan Tadeu Correia da Silva
Guilherme Barbério Salgado - SP
Miguel Sarkis El Atra - SP
João Carlos Elisiário de Almeida - SP
Fábio Oliveira Ribeiro
Everton Barbosa da Silva - SP
Rodrigo Aparecido de Carvalho
Francine Maria Aparecida Gomes
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)