Encerrado o primeiro Curso de Treinadores Nível II da World Athletics, o de Marcha Atlética, realizado de 21 a 27 de novembro, em Bragança Paulista (São Paulo), a avalição dos "alunos" é positiva. A treinadora Gianetti Sena Bonfim, do medalhista olímpico Caio Bonfim - prata nos Jogos de Paris 2024 - só concordou em falar depois que recebeu o resultado de sua avaliação. "Acabei de receber aqui o resultado do curso... Passei! Agora sou treinadora Nível II da World Athletics!"
Parece até estranho ouvir isso de uma treinadora consagrada, ex-marchadora, advogada e com uma trajetória vitoriosa com o filho Caio Bonfim - que inclui duas medalhas em mundiais (Londres 2017 e Budapeste 2023), uma medalha olímpica e recordes -, com outros atletas da prova, igualmente vencedores, e muitas passagens pela seleção brasileira. Gianetti, ao lado de Darci Ferreira, foi eleita Melhor Treinadora do Ano em 2023. Ambos ganharam o Prêmio Melhores do Ano do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Gianetti foi uma das "alunas" do Curso para Treinadores Nível II da Word Athletics em Marcha Atlética. Parte das atividades também foram realizadas com treinadores dos Cursos de Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas. No total, a CBAt reuniu 50 treinadores de todas as regiões do País, em três grupos de provas, para receberem os cursos autorizados pelo ADC/WA (Area Development Center/World Athletics) de Santa Fé (Argentina).
"O curso foi muito legal, com muito aprendizado. O que a gente vive na prática diária do atletismo faz com que tenhamos experiência, mas muita coisa foi acrescentada nesse curso e vou poder agregar ao trabalho feito no nosso clube, juntamente com o Sena (João Sena, treinador e gestor do CASO, de Sobradinho-DF), para enriquecer o treinamento dos atletas", afirmou Gianetti.
"Foi uma turma maravilhosa, todos os colegas, e acima de tudo fiz grandes amizades. A melhor turma de todos os tempos, gostei demais, fiquei encantada. Que o Brasil traga cada vez mais cursos para capacitar mais e mais os nossos profissionais pelo País inteiro e a gente cresça mais e mais na nossa modalidade, o atletismo que a gente gosta tanto."
O curso de marcha atlética foi feito de forma híbrida, com um módulo online e outro presencial, específico para o grupo da prova, com duração de dez dias e presença obrigatória. As Aulas Práticas e Avaliações foram realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo). Os três cursos começaram na quinta-feira (21/11).
O Curso Marcha Atlética, ministrado por Adauto Domingues, treinador de Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da maratona de Nova York, e de Mário dos Santos Júnior, medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003 nos 50 km da marcha atlética, atleta olímpico, terminou nesta quarta-feira (27/11).
Os demais, Meio-Fundo e Fundo, ministrado por Adauto Domingues e Edilberto dos Santos Barros, e Provas Combinadas, por Oscar Gadea (URU) e Edemar Alves dos Santos, terminam neste sábado (30/11).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A brasileira, que estuda e treina na Universidade de Washington nos Estados Unidos, disputou a prova em 8.02, melhorando uma marca que era da treinadora Maila Machado desde 2006; a barreirista já manifestou intenção de disputar o Mundial Indoor de Nanjing, em março
Os atletas do salto em altura casaram-se no sábado (11/1) e no domingo (12/1) já estavam treinando; não seria possível parar porque eles têm objetivos na temporada: obter classificação para o Sul-Americano Indoor, em fevereiro, e pontos na corrida do Ranking para o Mundial de Tóquio, em setembro
Em sua 15ª edição o evento, realizado de 12 a 18/1, na Universidade Federal de Lavras, é também uma homenagem a Fernando Roberto de Oliveira, falecido em 2019, que dizia que "não é só atletismo", mas uma possibilidade de formar pessoas, com esporte, estudos, universidade e pós-carreira
A CBAt parabeniza os comandantes do Comitê Olímpico do Brasil e agradece o apoio recebido nos últimos quatro anos; Emanuel Rego foi indicado diretor-geral da entidade