NOTA DE ESCLARECIMENTO
A atleta Giovanna Martins e o treinador Marcos Gomes da Silva, Assessor da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para Ultramaratona, infelizmente, não conseguiram visto para viajar e participar do Campeonato Mundial IAU 100 Km, que será realizado em Bangalore, na Índia, neste sábado (7/12/2024).
Não medindo esforços, a CBAt informa que atuou para auxiliar na obtenção do visto em várias frentes, inclusive por meio do seu assessor de Relações Institucionais Ricardo Vidal, que esteve pessoalmente na Embaixada da Índia em Brasília (DF), para buscar uma solução para a atleta obter seu visto e assim competir.
A Organização do evento orientou formalmente que deveria ser solicitado o visto de Turismo (GIS – General Information Sheet) pelos participantes interessados. O processo foi seguido pela atleta e treinador, dentro do prazo adequado para a obtenção do visto de entrada, porém a Embaixada da Índia no Brasil não concedeu o visto de Turismo, sob o entendimento de que seria necessário um visto da categoria Business Sport Visa, acompanhado de uma série de documentos a serem fornecidos pelo Organizador do evento.
Ao tomar conhecimento dessa nova demanda e da lista de documentos exigidos pela Embaixada da Índia no Brasil, a CBAt imediatamente estabeleceu contato com o Organizador do evento, solicitando o imediato fornecimento de todos documentos necessários ao cumprimento das exigências consulares, mas o Organizador declarou não possuir a documentação exigida.
A atleta Giovana Martins se manifestou publicamente, via Instagram, aduzindo não ter sido suficientemente informada no momento da convocação sobre a necessidade de visto de entrada para a Índia. Mencionou, ainda, ter requerido um visto on-line, mas não ter recebido resposta da Embaixada, razão pela qual entrou em contato com a CBAt para solicitar auxílio na obtenção de um eventual visto de emergência.
Simultaneamente, a CBAt buscou apoio do membro da World Athletics na área Sul-Americana Hélio Gesta de Melo, que está em Mônaco e levou a questão ao vice-presidente da WA, o indiano Adille J. Sumariwalla, mas, lamentavelmente, em que pese os maiores esforços, ambos não obtiveram sucesso numa intervenção positiva no processo consular.
A CBAt então estabeleceu contato com a atleta e o seu treinador Marcos Martins e o Assessor e treinador Marcos Gomes da Silva e esclareceu os fatos.
A CBAt informa que conseguiu autorização junto ao Organizador para que o brasileiro Gabriel Bastos Barros, que reside em Berlim, na Alemanha, tenha o apoio do irmão, que reside na Índia, para assistência com hidratação e alimentação durante a prova dos 100 km, de forma a garantir sua participação no Mundial.
A CBAt lamenta profundamente o ocorrido, reafirma o seu compromisso de ter atletas para representar o Brasil em todas as competições internacionais, inclusive de ultramaratona, área que vem recebendo atenção da entidade (este ano, o Brasil disputou o Continental das Américas IAU de 24 horas, na Argentina, com 6 atletas - 3 homens e 3 mulheres). Finalmente, a CBAt estuda formas de apoiar a atleta Giovana Martins na temporada de 2025 para que ela se mantenha ranqueada internacionalmente.
Confederação Brasileira de Atletismo
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A final do salto em altura do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 passou para a tarde deste sábado (2/11), com todas as 17 atletas que estavam competindo na qualificação da sexta-feira (1/11), quando a luz natural caiu com o pôr do sol
Podem ser feitas em formulário próprio (link abaixo), conforme informes divulgados pela Nota Oficial 155/2024: Provas Combinadas, Meio Fundo e Fundo e Marcha Atlética são os três grupos de provas dos cursos que serão ministrados por especialistas, em Bragança Paulista, São Paulo, no mês de novembro
A entidade apresenta seu profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-atleta e treinador, aos 85 anos, em Muriaé, Minas Gerais; Waldemar ajudou a descobrir talentos como João do Pulo, medalhista olímpico e recordista mundial no salto triplo e foi eleito Emérito pela Assembleia Geral
A fundista, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26/7), após dias de internação em hospital de Pelotas (RS), onde residia; a atleta tinha reclamações sobre fortes dores de cabeça. mas já estava insconsciente há dias; comunidade do atletismo apresenta votos de profundo pesar a familiares e amigos