O brasileiro Fábio Jesus Correia foi o campeão da 25ª Volta Internacional da Pampulha, realizada neste domingo (8/12), em Belo Horizonte (Minas Gerais) para levar o bicampeonato na edição do Jubileu de Prata da prova e ainda com sua melhor marca pessoal. O baiano venceu os 18 km em 55:09, no percurso montado em volta da Lagoa da Pampulha, com vantagem de mais de um minuto para o segundo colocado, o ugandense Phillip Kipeyko (56.24). No feminino, a vitória foi da estreante Vivian Jerop, do Quênia (1:06.34), seguida pela brasileira Kleidiane Jardim (1:06.43).
A tradicional prova teve a participação de 19 mil atletas, Selo Ouro e Permit 31/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (VBAt)
Fábio dominou a prova masculina. "Não é fácil chegar até aqui. Tenho de agradecer à família por estar junto e ao pessoal da Bahia, que sempre torce por mim. Estou feliz duplamente, pois ganhei e fiz meu recorde pessoal em uma prova forte e com quatro estrangeiros. Mas a gente veio com foco para fazer o nosso melhor. Agora é seguir firme para as próximas", disse Fábio, de 25 anos.
A briga no feminino foi mais equilibrada. Vivian Jerop saiu mais forte para os metros finais, deixando Kleidiane em segundo. "Essa foi minha primeira vez aqui e gostei. O percurso é bom até o último quilômetro, quando aperta. Estou bem contente por ter vencido e, no ano que vem, pretendo voltar para defender meu título", afirmou a campeã.
Kleidiane lamentou a falta de um pouco mais de perna no final. "O final tem uma subida e quem chega na frente leva vantagem. Mas acho que fui bem, com o vice e a condição de melhor brasileira mais uma vez", disse a paulista de Itatiba.
Resultados da 25ª Volta Internacional da Pampulha
Masculino
1. Fabio Jesus Correia (Brasil), 55:09
2. Philip Kipeyko (Uganda), 56:24
3. Swilson Mutua Maina (Quênia), 57:09
4. Moses Kibet (Uganda), 57:48
5. Giovani dos Santos (Brasil), 57:40
5. Gilberto Silvestre Lopes (BRA), 58:30
Feminino
1. Vivian Jerop (Quênia), 1:06.34
2. Kleidiane Barbosa Jardim (Brasil), 1:06.43
3. Viola Jelagat Kosgei (Quênia), 1:07.09
4. Larissa Marcello Quintão (Brasil), 1:07.19
5. Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil), 1:07.21
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial
Aos 93 anos, faleceu em São Paulo nesta segunda-feira (30/6) e será velada, das 10 às 14 horas, e cremada na Vila Alpina nesta terça-feira (1/7). Deixa um legado inestimável - atleta olímpica, medalhista em pan-americanos, e recordista de títulos nacionais competiu até os 89 anos