A Confederação Brasileira de Atletismo publicou, por meio da Nota Oficial 188/2024, os prazos para que se manifestem os atletas e seus treinadores interessados em participar do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, em Nanjing (China). O prazo da CBAt para a pré-inscrição de atletas de provas combinadas é 23 de dezembro de 2024 e para as demais provas 6 de janeiro de 2025.
O processo de pré-inscrição é obrigatório para a disputa do Mundial Indoor e o não cumprimento dos prazos causará impossibilidade de participação.
Conforme regulamento da World Athletics, todos os atletas das provas combinadas deverão, obrigatoriamente, declarar esse interesse para fins de pré-inscrição. Os treinadores deverão enviar um e-mail para: selecoes@cbat.org.br até 23 de dezembro de 2024, com o planejamento previsto para a temporada 2025. A CBAt solicitou que o título do e-mail seja: Planejamento 2025 mais o nome completo do atleta.
Para as demais provas do programa do Mundial deve ser adotado o mesmo procedimento e o prazo final é 6 de janeiro de 2025.
O calendário de pista coberta é curto e acompanha o inverno no Hemisfério Norte. Embora não tenha pista oficial coberta - a única existente no continente sul-americano é a da Bolívia - o Atletismo Brasil realizará o Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor (Categoria D), no dia 2 de fevereiro.
O Campeonato Sul-Americano será realizado dias 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba, Bolívia. E o Campeonato Mundial, de 21 a 23 de março, em Nanjing, na China.
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, projetada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025. O Campeonato Mundial Indoor será realizado de 21 a 23 de março de 2025.
SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL INDOOR
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)