A Confederação Brasileira de Atletismo publicou, por meio da Nota Oficial 188/2024, os prazos para que se manifestem os atletas e seus treinadores interessados em participar do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, em Nanjing (China). O prazo da CBAt para a pré-inscrição de atletas de provas combinadas é 23 de dezembro de 2024 e para as demais provas 6 de janeiro de 2025.
O processo de pré-inscrição é obrigatório para a disputa do Mundial Indoor e o não cumprimento dos prazos causará impossibilidade de participação.
Conforme regulamento da World Athletics, todos os atletas das provas combinadas deverão, obrigatoriamente, declarar esse interesse para fins de pré-inscrição. Os treinadores deverão enviar um e-mail para: selecoes@cbat.org.br até 23 de dezembro de 2024, com o planejamento previsto para a temporada 2025. A CBAt solicitou que o título do e-mail seja: Planejamento 2025 mais o nome completo do atleta.
Para as demais provas do programa do Mundial deve ser adotado o mesmo procedimento e o prazo final é 6 de janeiro de 2025.
O calendário de pista coberta é curto e acompanha o inverno no Hemisfério Norte. Embora não tenha pista oficial coberta - a única existente no continente sul-americano é a da Bolívia - o Atletismo Brasil realizará o Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor (Categoria D), no dia 2 de fevereiro.
O Campeonato Sul-Americano será realizado dias 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba, Bolívia. E o Campeonato Mundial, de 21 a 23 de março, em Nanjing, na China.
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, projetada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025. O Campeonato Mundial Indoor será realizado de 21 a 23 de março de 2025.
SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL INDOOR
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Com os pódios de José Telles da Conceição, bronze, e Adhemar Ferreira da Silva, ouro, na XV Olimpíada de Helsinque, em 1952; Caio Bonfim, prata, e Alison dos Santos, bronze, na XXXII Olimpíada de Paris, em 2024, fica a homenagem e todos os atletas do Brasil
A entidade está entre as mais bem estruturadas do mundo, considerando critérios de governança, desenvolvimento, participação de atletas e resultados em competições internacionais e poder de investimento. São 212 as federações membros classificadas em três grupos pelo programa de desenvolvimento
O troféu, que contribui para fortalecer a CBAt, com reflexos no crescimento da receita, aumento do valor do patrocínio ou nos termos de fomento celebrados com Estados e municípios, foi um dos destaques do reconhecimento a gestão em 2024
O balanço da modalidade número 1 do programa olímpico incluiu 2 medalhas (1 de prata e 1 de bronze) em 6 finais, mais 4 semifinais, 1 recorde sul-americano, 3 recordes nacionais, 4 melhores marcas pessoais; no ano foram 17 seleções brasileiras em competições internacionais