O prazo para a pré-inscrição ao Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, em Nanjing (China), termina dia 6 de janeiro de 2025. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) publicou, por meio da Nota Oficial 188/2024, os prazos para que os atletas e seus treinadores se manifestem. A pré-inscrição é obrigatória, definida pela World Athletics.
Todos os atletas devem fazer a pré-inscrição por e-mail (selecoes@cbat.org.br), contendo o planejamento para a temporada 2025. O título do e-mail deve ser "Planejamento 2025 mais o nome completo do atleta".
O calendário de pista coberta é curto e acompanha o inverno no Hemisfério Norte. Embora não tenha pista oficial coberta - a única existente no continente sul-americano é a da Bolívia - o Atletismo Brasil realizará o Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor (Categoria D), no dia 1 de fevereiro. O Campeonato Sul-Americano será realizado dias 22 e 23 de fevereiro, em Cochabamba, Bolívia.
Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, projetada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025.
SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO PARA MUNDIAL INDOOR
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
Eduardo de Deus, recordista sul-americano dos 60 m com barreiras indoor (fez 7.58, igualando a marca de Rafael Pereira), é um dos que já fez a sua pré-incrição para o Mundial Indoor .
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A quarta edição do campeonato em pista coberta, que será realizada em Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro, é a primeira competição internacional da seleção em 2025
Ketiley Batista, de Pindamonhangaba (SP), cravou 8.00 nos 60 m com barreiras, nova marca nacional, e Ana Carolina Azevedo fez o bom tempo de 7.19 na prova mais rápida da competição, o seu personal best para a distância; as duas querem correr bem o Sul-Americano Indoor de Cochabamba
A atleta de Pindamonhangaba, São Paulo, correu a prova em 8.00, sua melhor marca pessoal e também nacional; Eduardo de Deus confirmou o favoritismo e ganhou a prova masculina
Ana ficou muito próxima do recorde brasileiro com a sua melhor marca pessoal e Thiago surpreendeu favoritos com a vitória