A ferramenta online ‘Road to Tokyo 25’, projetada pela World Athletics para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo de qualificação ao 20º Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio 2025, está disponível no website da World Athletics. O Mundial será realizado no Estádio Nacional de Tóquio, na capital do Japão, de 13 a 21 de setembro de 2025.
Como tem ocorrido nos campeonatos globais ao ar livre, o sistema de qualificação adota um caminho duplo, com parte dos atletas qualificados por índices, fixados para cada prova (marcas mínimas), e o restante pelo Ranking Mundial de pontos.
Pesquisável por disciplina, país e status de qualificação, a ferramenta fornece uma visão em tempo real de cada prova durante o período de qualificação (não indica e não indicará quais atletas foram selecionados para inscrição por suas federações membro). As inscrições finais serão publicadas próximo à data do Mundial.
Cada País só poderá ter no máximo três atletas por prova. O período para a qualificação das provas de pista e campo teve início com a Olimpíada de Paris em 1 de agosto de 2024 e finaliza em 24 de agosto de 2025.
Para a maratona o prazo iniciou 5 de novembro de 2023 e fecha em 4 de maio de 2025. E para a marcha atlética - 20 km e 35 km -, provas combinadas - heptatlo e decatlo - e revezamentos começou em 25 de fevereiro de 2024 e termina em 24 de agosto de 2025.
A Confederação Brasileiro de Atletismo traz em seu website www.cbat.org.br, em seleções, os critérios de qualificação, os índices exigidos e os atletas com índices.
https://cbat.org.br/selecoes/152/criterios-de-convocacao
https://cbat.org.br/selecoes/153/indices-exigidos
https://cbat.org.br/selecoes/154/atletas-com-indice
Na história, o Brasil tem 16 medalhas conquistadas em Mundiais ao ar livre (2 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze), a última com Caio Bonfim, nos 20 km da marcha atlética, de bronze (1:17.47) no Mundial de Budapeste (Hungria), em 19 de agosto de 2023. Alison dos Santos, o Piu, levou ouro nos 400 m com barreiras (46.29) e Letícia Oro Mello o bronze no salto em distância (6,89 m, 1.1), ambos no Mundial do Oregon (Estados Unidos) 2022.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa
Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano
Fã da cultura japonesa, a atleta comemorou primeira final em Mundiais, disputada na manhã deste domingo (14/9), pelo horário de Brasília; competição vai até o dia 21 de setembro
Brasileiro subiu ao pódio e recebeu a premiação conquistada na noite de sexta-feira (no horário de Brasília); agora, trabalha na recuperação para disputar os 20 km, na sexta-feira (19/9) à noite, pelo fuso brasileiro