O 15º Camping Nacional Cria Lavras de Atletismo, na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, teve início nesta segunda-feira (13/1) e prossegue até sábado (18/1), recebendo 130 atletas de vários Estados, de iniciantes, a partir dos 10 anos, a atletas olímpicos - estão presentes os saltadores Thiago Moura (EC Pinheiros-SP), do salto em altura, e Alexsandro Melo, o Bolt (Praia Clube-Exército-Futel-MG), dos saltos triplo e em distância.
O Camping CRIA Lavras, um dos mais tradicionais do atletismo brasileiro, tem chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), apoio da Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Lavras, Loterias Caixa e Federação Mineira de Atletismo.
Serão duas etapas de treinamento diárias e palestras na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais). Aberto a todas as provas, tem a coordenação de Pablo Ramon Domingos, também organizador, e participação do treinador Neilton Moura, integrante do Conselho Técnico da CBAt.
Neilton é fundador do Camping, juntamente com Fernando Roberto de Oliveira, professor-doutor e treinador falecido em 2019, vítima de AVC. Fernando coordenava as atividades com a preocupação de os atletas terem acesso ao esporte, mas também aos estudos, à universidade e a uma vida pós-carreira nas pistas e campo.
"O Camping teve início na segunda-feira, com atletas e treinadores de várias cidades. Estão presentes também vários profissionais, como o Eduardo Mederdrut, de São Paulo, Josi, Rodrigo e Luiz C., treinadores de Pindamonhangaba, atletas de 10 anos a olímpicos", relata Neílton.
O presidente da CBAt Wlamir Motta Campos está em Lavras para prestigiar o Camping em homenagem ao trabalho e à memória de Fernando de Oliveira. "Um projeto de inclusão e transformação social. Aqui temos crianças a partir dos 7 anos e atletas olímpicos, todos aprendendo e ensinando. Meus agradecimentos a Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Lavras, Loterias Caixa e Federação Mineira de Atletismo", disse Wlamir, nas redes sociais.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A quarta edição do campeonato em pista coberta, que será realizada em Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro, é a primeira competição internacional da seleção em 2025
Ketiley Batista, de Pindamonhangaba (SP), cravou 8.00 nos 60 m com barreiras, nova marca nacional, e Ana Carolina Azevedo fez o bom tempo de 7.19 na prova mais rápida da competição, o seu personal best para a distância; as duas querem correr bem o Sul-Americano Indoor de Cochabamba
A atleta de Pindamonhangaba, São Paulo, correu a prova em 8.00, sua melhor marca pessoal e também nacional; Eduardo de Deus confirmou o favoritismo e ganhou a prova masculina
Ana ficou muito próxima do recorde brasileiro com a sua melhor marca pessoal e Thiago surpreendeu favoritos com a vitória