Os atletas do salto em altura Thiago Moura e Sarah Suelen Fernandes Freitas, agora Moura também, casaram-se no sábado (11/1) e no dia seguinte (12/1) já estavam participando do 15º Camping Nacional CRIA Lavras de Atletismo, em Minas Gerais, juntamente com o pai do noivo, o treinador Neílton Moura, e o padrinho do casal Alexandro Melo, o Bolt, dos saltos em distância e triplo. Noivo e padrinho são amigos e treinam com Neílton.
A pernambucana Sarah (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR), de 26 anos, e Thiago Moura, de 29, tiveram uma folga em dezembro, mas precisaram esperar até janeiro para que os papéis do casamento ficassem prontos e pudessem fazer a celebração no cartório, com comemoração íntima com a família e amigos. Na sequência, arrumaram as malas para viajar para Minas para uma semana de treinos. Não é possível parar agora, às vésperas do Sul-Americano Indoor, para uma lua de mel. "A gente tinha o plano de casar, noivou por um ano, mas a logística só permitiu que fosse nessa data", observa Thiago (EC Pinheiros-SP).
Ambos têm a vida ligada ao esporte. "Eu nasci em frente ao Centro Olímpico, cresci no Ibirapuera - era o meu playgrond -, estudei, me desenvolvi na pista de Guarulhos, e fiz minha carreira no atletismo, sempre tudo ligado ao esporte. A Sarah também é filha de um militar, hoje aposentado (Antônio Henrique Freitas), que praticou atletismo e sempre gostou do atletismo", comenta Thiago.
Logo após o Camping, que termina neste sábado (18/1), na volta a São Paulo o casal disputará duas competições, dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro, torneios da Federação Paulista de Atletismo (PFA), por marcas para ir ao Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia. "Para nós, o objetivo no Sul-Americano nem é o Mundial Indoor (de Nanjing, China, em março), mas sim a corrida de pontos para o Mundial de Tóquio. Não dava para parar agora para viajar em lua de mel!", explica Thiago.
O Sul-Americano Indoor de Cochabamba, Bolívia, será realizado dias 22 e 23 de fevereiro. O Mundial de Atletismo (ao ar livre) de Tóquio, Japão, a principal competição do ano, está marcado para o período de 13 a 21 de setembro.
O saltador, atleta olímpico - foi aos Jogos de Toquio-2021 -, que sofreu com sequência de lesões nas duas últimas temporadas - "era treinar, competir, parar, tratar, sem conseguir manter o ritmo", conta - está em sua melhor forma física. "Estou na minha melhor forma, me senti muito bem nos testes que fizemos. Então minha expectativa para o ano é boa."
No atletismo desde os 13 anos, Thiago Moura é filho de Neilton Moura, técnico olímpico, que tem um currículo impressionante na modalidade em mais de três décadas de trabalho. Thiago é sobrinho de Nélio Moura, campeão olímpico com Maurren Maggi e o panamenho Irving Saladino, ambos no salto em distância. A sua melhor marca no salto em altura é 2,31 m, obtida em Belgrado (Sérvia), em 20/3/2022.
As melhores marcas de Sarah Suelen, 'a senhora Moura', são 1,83 m no salto em altura, do Grande Premio Internacional Brasil Loterias Caixa de Atletismo de 2022, 5,75 m no salto em distância e 11,56 m no salto triplo, ambas de 2024.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A quarta edição do campeonato em pista coberta, que será realizada em Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro, é a primeira competição internacional da seleção em 2025
Ketiley Batista, de Pindamonhangaba (SP), cravou 8.00 nos 60 m com barreiras, nova marca nacional, e Ana Carolina Azevedo fez o bom tempo de 7.19 na prova mais rápida da competição, o seu personal best para a distância; as duas querem correr bem o Sul-Americano Indoor de Cochabamba
A atleta de Pindamonhangaba, São Paulo, correu a prova em 8.00, sua melhor marca pessoal e também nacional; Eduardo de Deus confirmou o favoritismo e ganhou a prova masculina
Ana ficou muito próxima do recorde brasileiro com a sua melhor marca pessoal e Thiago surpreendeu favoritos com a vitória