Letícia Dominelli Daniel, de 15 anos, e Fernando Perez dos Santos, 17, comemoram juntos a vitória no lançamento do disco no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, no sábado (7/6), no Centro Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. São atletas da mesma prova e fruto do mesmo trabalho desenvolvido na Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM/ASSERCAM), do Paraná, pelo treinador Sidmar Andrigheto Gielow.
Ambos melhoraram as suas marcas pessoais - Fernando venceu com 56,51 m, mas fez 57,25 m na qualificatória. O segundo colocado foi Gabriel Benicios Tenório Leite, com 53,83 m, que também é atleta da FECAM/ASSERCAM. A medalha de bronze ficou com Lucas dos Santos Ferreira (SESI-SP), com 52,63 m.
Desde que se apresentou no primeiro dia de treino, Fernando foi direcionado por Sidmar para o disco. "Ele viu o tamanho do meu braço, da minha mão e falou você vai fazer disco. Viu que eu conseguia me desenvolver bem na prova, mas evolui muito", disse o atleta. "Fiquei muito feliz, é a primeira vez que eu ganhei um campeonato brasileiro. A família inteira comemorou. Viram pela TV (TV Atletismo Brasil), amigo, familiar, todo mundo."
Fernando começou na FECAM há três anos - "agora temos pista nova, emborrachada". O Complexo Esportivo Roberto Brzezinski foi reformado pelo Governo do Estado e a pista entregue em 2023.
Letícia começou na corrida, fez lançamento do dardo por alguns meses, mas foi escalada para o disco na final do Paraná Escolar. "Treinei e fiquei em segundo lugar, fui para o Brasileiro Escolar, treinei, treinei e o disco foi ficando a minha prova principal. Me adaptei e hoje sou campeã brasileira", explicou Letícia também comemorando o seu primeiro título nacional.
Manoella Dias Barboza (SESI-SP) conquistou a medalha de prata (39,25 m) e Giovana Santana Reia (RAAEI-MT) a medalha de bronze (38,56 m).
Ambos vão esperar a convocação da seleção para o Ibero-Americano Sub-18 de Assunção, Paraguai, dias 5 e 6 de julho. "Pela marca que eu fiz na qualificação fico em terceiro do ranking do Ibero e ainda vou ter o Paranaense Escolar, vou para o Brasileiro Escolar e quero tentar bater o recorde brasileiro, que é 61,70 m, muito difícil. O negócio é pensar, fixar lá em cima, né?", comentou Fernando.
Fernando e Letícia estudam no mesmo colégio e se ajudam. "Às vezes um está com dificuldade no treino o outro vai lá e ajuda. Estamos com a cabeça no atletismo juntos. A gente sempre conversa sobre a prova, sobre a técnica e um anima o outro", comentou Letícia.
CONFIRA OS RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-18
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no YouTube.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Após dois dias reunidos
Maior campeonato de clubes da América Latina será realizado em São Paulo, local de seu "nascimento", pela segunda vez consecutiva - competição será de 31 de julho a 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), com entrada gratuita, transmissão da TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico
E também a ampliação dos recursos de 2% para 3% presentes no Projeto de Lei Complementar 234/24, aprovado na noite desta segunda-feira (14/7), por unanimidade - 471 votos dos 471 deputados presentes a sessão legislativa, em Brasília
Nos 10 km os campeões foram a atleta olímpica Tatiane Raquel da Silva e Wallace Evangelista Caldas; as duas corridas têm Selo Prata e Permit CBAt