Campeã mundial Fabiana Murer entre as atrações de Londres
27.07.2012
| 16 visualizações
Brasileira será uma das principais competidoras da prova feminina do salto com vara
São Paulo (sexta-feira, 27 de julho de 2012) - Fabiana de Almeida Murer é no Atletismo um exemplo clássico do talento forjado com muito trabalho e persistência. Um exemplo disso é que esta ex-ginasta, nascida no dia 17 de março de 1981, em Campinas (SP), surgiu rápido no cenário nacional do salto com vara, mas teve de treinar muito para se transformar numa estrela do esporte mundial.
Com apenas um ano de Atletismo, aos 16 anos, tinha 3,60 m, recorde brasileiro adulto e índice para o Mundial Juvenil em Anecy, na França, em 1998, quando a prova seria disputada por mulheres pela primeira vez em um Campeonato da IAAF. Em 1999, foi com a seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.
Descoberta pelo técnico, e seu atual marido, o ex-saltador Elson Miranda de Souza, Fabiana viu todo o seu sistema de vida como atleta mudar no começo dos anos 2000. Foi quando Elson Miranda passou a realizar clínicas de treinamento de seu grupo de atletas com Vitaly Petrov, especialista ucraniano, antigo técnico do supercampeão Sergei Bubka (depois também da recordista mundial entre as mulheres, Ele Isinbayeva, da Rússia).
Ela teve de mudar totalmente a técnica de salto, o que demandou muito tempo mas que, em alguns anos, acabou dando resultados excepcionais. Em 2005, já saltava 4,40 m e obteve o índice para o Mundial de Helsinque. Nas temporadas seguintes foi ao pódio em grandes competições internacionais e pulverizou o recorde sul-americano.
Em 2006, na Copa do Mundo de Atenas, conquistou a medalha de prata. Na edição seguinte do evento, em 2010, em Split, ganhou bronze. Estava consolidado o lugar da brasileira entre as principais saltadoras do mundo.
Fabiana estreia na Olimpíada de 2012 no dia 4 de agosto, na prova de qualificação, com início previsto para as 06:20, hora de Brasília (10:20, em Londres), como uma das favoritas ao pódio. Aos 31 anos, madura, traz no currículo grandes vitórias, como a medalha de ouro no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul - única sul-americana a deter tal honraria - em 2011. Um ano antes a atleta comemorou o ouro do Mundial Indoor de Doha, no Catar.
Na temporada de 2010, Fabiana também levou o título da "IAAF Diamond League", o mais importante circuito do Atletismo internacional.
Recordista sul-americana, com 4,85 m, marca obtida pela brasileira com o ouro no Ibero-Americano de San Fernando, na Espanha, em 2010, e repetido na final do Mundial de Daegu. Fabiana foi finalista nos Mundiais de Atletismo de Osaka, no Japão, em 2007, e de Berlim, na Alemanha, em 2009. Ganhou ouro no PAN do Rio de Janeiro 2007 e prata no de Guadalajara 2011, entre outros títulos.
A carreira, porém, não é feita apenas de alegrias. Na Olimpíada de Pequim, na China, em 2008, ela já esperava lutar pelo pódio, mas uma de suas varas sumiu no dia da final, o que prejudicou seu desempenho, além de prejudicar seu controle emocional.
Quatro anos se passaram da decepção chinesa e a fisioterapeuta, com inglês fluente, está pronta para mais um desafio. Este ano, o treinamento foi a prioridade, com ênfase em detalhes técnicos da prova. Todo esse esforço, a brasileira espera ver recompensado no dia 6 na grande final do salto com vara no Estádio Olímpico de Londres. "Nosso objetivo é buscar chegar ao máximo em Londres, toda nossa temporada foi planejada para isso", explica o treinador Elson Miranda.
NA OLIMPÍADA
Integrante do Programa Caixa de Apoio aos Atletas de Alto Nível, Fabiana participou de campings de treinamento este ano em São Paulo e em Fórmia, na Itália, com o apoio de Vitaly Petrov, consultor técnico da CBAt para a prova.
FICHA PESSOAL
Nome completo: Fabiana de Almeida Murer
Data e cidade de nascimento: 16/03/1981, Campinas (SP)
Prova: salto com vara
Cidade onde treina: São Caetano do Sul (SP)
Clube: BM&FBovespa
Técnico: Elson Miranda
Recorde pessoal
Salto com vara: 4,85 m San Fernando (ESP) 04/06/2010 e Daegu (KOR) 30/08/2011
Conquistas principais
Medalha de ouro: Mundial de Daegu 2011, na Coreia do Sul
Medalha de ouro: Mundial Indoor em Doha 2010, no Catar
Medalha de bronze: Mundial Indoor de Valência 2008, na Espanha
Medalha de ouro: Diamond League em Zurique 2010, na Suíça
Medalha de prata: Copa do Mundo de Atenas 2006, na Grécia
Medalha de bronze: Copa Intercontinental de Split 2010, na Croácia
Medalha de ouro: PAN do Rio de Janeiro 2007
Medalha de prata: PAN de Guadalajara 2011
O Atletismo brasileiro em Londres, no hotsite da CBAt para os Jogos Olímpicos, no link: http://www.cbat.org.br/competicoes/londres2012/default.asp
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBAt
Benê Turco - bene@cbat.org.br (92) 8159-1063
João Pedro Nunes - nunes@cbat.org.br (11) 6541-0961
Maiara Batista - maiara@cbat.org.br (19) 3468-8386
SITE DA CBAt: www.cbat.org.br
A CBAt NO TWITTER: http://twitter.com/bra_atletismo
A CBAt NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/oficialcbat