Bragança Paulista - No dia 1º de Setembro é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. A data é destinada a valorizar o profissional que atua também no atletismo e nas várias modalidades esportivas que englobam essa profissão. O símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, uma ilação a força e ao dinamismo da profissão.
A data em que o dia é comemorado remete a regulamentação da profissão, pela Lei Federal nº 9696, de 1 de setembro de 1998, que também criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.
“Quero dar os parabéns a todos os profissionais da Educação Física pelo seu dia. Eu mesmo sou um deles e sei a importância de atuação de nossos técnicos no atletismo e em outros esportes. Fui atleta e treinador de atletismo, também joguei futebol. Depois, fui professor universitário e agora presidente do Conselho de Administração da CBAt. Sempre digo que acredito muito na capacidade dos nossos treinadores para levar o nosso atletismo, os nossos atletas e o Brasil ao mais alto posto nas principais competições nacionais e internacionais”, afirma Warlindo Carneiro da Silva, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
O profissional dessa área pode atuar com esportes - como mais o conhecemos na comunidade do atletismo -, ginástica laboral, em áreas recreativas etc. Independentemente da área em que atue a função está diretamente relacionada com performance, promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.
A Educação Física tem um escopo de atuação bem amplo que, por definição do Conselho Federal de Educação Física, reconhece como profissional da área o professor de Educação Física, técnico desportivo, treinador esportivo, preparador físico, personal trainner, técnico de esportes, treinador de esportes, preparador físico-corporal, professor de educação corporal, orientador de exercícios corporais, monitor de atividades corporais, motricista e cinesiólogo.
Os cursos oferecidos pelas universidades devem oferecer formação ampla para que o profissional seja apto a lidar com o funcionamento do corpo e ter acesso a conhecimento de áreas como fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor.
Apenas esse profissional está capacitado a criar planos de exercícios que garantam maior eficiência nos treinamentos.
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A homenagem feita a Dietrich Gerner, treinador do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, e que foi escolhido como 'lenda' da América do Sul pela World Athletics foi entregue ao clube pela CBAt e Federação Sul-Americana
O brasileiro somou 7.784 pontos no Guarda Stars 36º Multistars, em Desenzano Del Garda, no fim de semana (29 e 30/4) e tem o foco na disputa da competição do Chile, em outubro e novembro
Competição foi disputada neste fim de semana no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista; as provas foram muito disputadas e Baloteli dedicou a vitória a sua filha que vai nascer nesta semana
O cuidado integral do atleta é o conceito do trabalho desenvolvido no espaço, localizado no Ibirapuera, em São Paulo, para atletas de alta performance e amadores usuários do plano de saúde; atletismo registra 500 atendimentos por mês, em média