Capa

CBAt fecha patrocínio com as Loterias Caixa

01.06.2021  |    66 visualizações

As Loterias Caixa, que sempre apoiaram os esportes olímpicos do Brasil, são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro a partir desta terça-feira (1/6), parceria que consolida uma história com a Caixa de mais de 20 anos de muitas conquistas

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta terça-feira (1/6) o início do patrocínio com as Loterias Caixa. A parceria do atletismo com a Caixa comemorou 20 anos em 2021 - o primeiro contrato foi assinado em 2001. Com as Loterias Caixa o objetivo é aprofundar esta união, imprescindível para as grandes conquistas do esporte para o Brasil como as medalhas olímpicas e em Mundiais. E, principalmente, como mecanismo de inclusão e transformação social nas categorias de base e de iniciação esportiva.

O XL Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, o principal torneio interclubes da América Latina, de 10 a 13 de junho, no Centro Olímpico de São Paulo, marca a estreia da parceria nas pistas. Será a 40ª edição do campeonato, iniciado em 1945, e uma das últimas oportunidades para a obtenção de índices olímpicos pelos atletas. A qualificação no atletismo para os Jogos de Tóquio fecha no dia 29 de junho.

O contrato de R$ 16 milhões estará em vigor até junho de 2022 e tem, entre os seus principais pontos, a Seleção Brasileira permanente, a realização dos Campeonatos Brasileiros de todas as categorias e metas de formação, inclusão social e assistência como são os Centros de Formação do Atletismo e os campings, clínicas e cursos a atletas, treinadores e árbitros.

A iniciação esportiva, o descobrimento de talentos e o desenvolvimento de novos valores são pontos de destaque neste patrocínio. "Estão previstos 60 centros, 50% mais, sinergia total - nós apresentamos e as Loterias Caixa apoiaram. Vamos aumentar a base da pirâmide, pelo menos um Centro em cada Estado, com inscrição por chamamento público, para desenvolver e fomentar o atletismo para crianças e jovens de 7 a 13 anos e de 14 a 17 anos", ressalta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. Os 60 Centros de Formação serão divididos em categorias ouro, prata e bronze, de acordo com a abrangência do projeto e a inclusão social que promoverem nas diversas regiões do Brasil.

Além dos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 e Adultos, ainda levarão o nome das Loterias Caixa as Copas de Marcha Atlética, Cross Country, Fundo e Meio-Fundo e Combinadas, o Circuito de Cross Country, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (universitário) e a Taça Brasil Máster.

O programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa terá 26 campeões e medalhistas em Olimpíadas e em Campeonatos Mundiais de Atletismo Adulto (no total são 34, mas na lista constam apenas os que não estão mais em atividade). O programa, mais abrangente, substituirá o Heróis Caixa do Atletismo. Os medalhistas são exemplos aos mais jovens e atuarão para fomentar a prática do atletismo e o resgate da cidadania, em eventos do atletismo e das Loterias Caixa.

"O patrocínio das Loterias Caixa é vital. A Caixa apoia o atletismo nacional desde o dia 3 de abril de 2001 e para nós é um orgulho, uma honra, um privilégio contar com o apoio das Loterias Caixa nessa versão renovada. Nosso contrato tem a missão de desenvolver a base, o que nos dá a certeza de que o atletismo será renovado", afirmou Wlamir Motta Campos. "O contrato vai ser importante para a atual e a futura geração do atletismo nacional", completou.

Wlamir acrescentou que haverá uma sinergia entre as Loterias Caixa e o atletismo. "A Caixa, o banco mais social do Brasil, o atletismo, o esporte mais democrático que existe, que atende crianças e jovens de todas as classes sociais, onde a Caixa está também", afirmou. "Temos a confiança e a certeza de que o contrato será renovado e duradouro."

O patrocínio define várias contrapartidas da CBAt para as Loterias Caixa. Entre elas estão ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e reciclagem, de geração de emprego e renda e de comunicação, educação e formação. E ainda a exposição da marca em placas, prismas, pórticos, backdrops, números de peito, naming right (direito de nome) em eventos, centros de formação e na pista de Bragança Paulista (SP), onde estão a sede da CBAt e o centro de treinamento, que terá o nome Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA). E ações nas fortes redes sociais da CBAt, com posts e lives, e no podcast Última Volta. 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)

19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo