Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) iniciou a transmissão de uma série de lives com o objetivo de “aquecer” os preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho. O torneio do atletismo, um dos esportes nobres da programação olímpica, será disputado de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão e no Sapporo Odori Park, em Hokkaido, que fica a cerca de 800 km de Tóquio.
A live inaugural foi transmitida nesta quarta-feira (7/7) pelo youtube da CBAt e contou com a participação de Edson Luciano Ribeiro, dono de duas medalhas olímpicas, duas em Mundiais e duas em Jogos Pan-Americanos. Vice-presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira, ele relembrou fatos importantes da carreira como um dos representantes dos “Ídolos do Atletismo” em seu “Momento Olímpico”.
A entrevista pode ser acompanhada AQUI
Às 15 horas de segunda-feira (12/7) está prevista a participação de Alison dos Santos, um dos destaques da seleção permanente de atletismo. Nos últimos dois meses, ele quebrou quatro vezes o recorde sul-americano dos 400 m com barreiras. Nesta sexta-feira, ele disputa a etapa de Mônaco da Liga Diamante, o circuito de competições mais importante da World Athletics. Será o último compromisso do paulista, de 21 anos, antes de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na quarta-feira (14/7) a convidada é a campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, a primeira mulher sul-americana a ganhar ouro em prova individual em Pequim-2008. No dia 21 de julho a participação será de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona da Olimpíada de Atenas-2004 e protagonista de uma das cenas mais icônicas do esporte ao ser interceptado por um manifestante quando liderava a prova. Mesmo assim, continuou e completou os 42,195 km em terceiro lugar. Ganhou pelo espírito olímpico a exclusivíssima medalha Pierre de Coubertin dada pelo COI.
Outras lives estão em agendamento e os fãs de atletismo poderão acompanhar pelas redes sociais da CBAt.
A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo