Capa

Atletismo convoca treinadores para os Jogos Olímpicos

09.07.2021  |    86 visualizações

Cláudio Castilho é o Chefe da Equipe e a CBAt respeitou a meritocracia, num cenário de pandemia e com base no número de credenciais disponibilizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Organizador dos Jogos; João Cabral é chamado para o 4x400 m misto

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou os oficiais da comissão técnica e equipe médica para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Serão 17 os treinadores que vão acompanhar os atletas da equipe olímpica no Japão, 11 deles em Tóquio, três em Sapporo, sede da maratona e da marcha atlética, e outros três integrarão o grupo em Saitama, base do atletismo, até a reta final de preparação. O Chefe de Equipe é Cláudio Castilho, diretor Executivo da CBAt. O programa olímpico do atletismo nos Jogos será realizado de 29 de julho (pelo horário de Brasília) a 8 de agosto.

"A CBAt respeitou a meritocracia, num cenário de pandemia e com base no número de credenciais disponibilizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Organizador", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração. O Comitê Organizador dos Jogos, inclusive, não permitirá a presença do treinador pessoal como ocorreu em Olimpíadas anteriores por causa da COVID-19. As vagas foram disponibilizadas pelo COB e Comitê Organizador, após exaustivas conversas entre as partes. "O COB até conseguiu atender parte de nossas solicitações diante de um cenário pandêmico que dificulta muito", acrescenta Claudio Castilho.

A convocação dos Oficiais considerou a quantidade de credencias definidas para o atletismo e os seguintes critérios: número de atletas que cada treinador possui por grupo de provas, posição do atleta no World Ranking 2021, documentação formal de credenciamento em lista larga e exames médicos solicitados.

O chefe da equipe é Cláudio Castilho (CBAt/COB) e o treinador-chefe é Carlos Alberto Cavalheiro (COB/CBAt). Os treinadores convocados são Vitaly Petrov, Justo Navarro, Felipe de Siqueira, Katsuhico Nakaya, Evandro Lazari, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, Neilton Moura, Henrique Camargo Martins, Edemar Alves dos Santos e João Paulo Alves da Cunha. O médico é André Guerreiro e o fisioterapeuta Vitor Stefanini.

Para a sede de Sapporo irão Gianetti de Sena Bonfim, Alcides Gonçalves Neto e Luís Fernando Almeida Paula, mais o fisioterapeuta Marcos da Costa Vitullo.

E para a sede de Saitama seguem Darci Ferreira da Silva, Renan da Mota Valdiero e Clodoaldo Lopes do Carmo, além da fisioterapeuta Raquel Mugnaini Benetti. 

MAIS UM ATLETA - Com o pedido de dispensa de Lucas da Silva Carvalho (FECAM-PR), da equipe do revezamento 4x400 m misto - vai concentrar-se na prova individual dos 400 m -, a CBAt anunciou a convocação do piauiense João Henrique Falcão Cabral (CT Maranhão-MA), que a princípio será o reserva da equipe. Com isso, Anderson Henriques e Pedro Luiz Burmann (ambos da AABLU-SC) devem ser os titulares do grupo, que tem ainda Tiffani Marinho (Orcampi-SP), Tabata de Carvalho (AA Maringá-PR) e Geisa Coutinho (CT Maranhão-MA).

Com isso, João Falcão, que era o próximo no ranking dos 400 m, passa a ser o 54º integrante da equipe olímpica brasileira. Nascido a 16 de abril de 1999 em Teresina, Piauí, o atleta treinado por Antônio Nilson de Sousa participou este ano do Camping Internacional, realizado entre março e abril em Chula Vista, no condado de San Diego, nos Estados Unidos. Ele integrou também a seleção brasileira que disputou o Campeonato Mundial de Revezamentos de Silésia, na Polônia, no início de maio, quando o 4x400 m misto brasileiro ganhou a medalha de prata.

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)

19.07.2025

A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo