Bragança Paulista – As inscrições para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, que será disputado de 27 a 29 de agosto no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo (SP), estão abertas a partir desta quinta-feira (12/8) e prosseguem até segunda-feira (16/8).
Os clubes interessados devem fazer a inscrição de seus atletas pelo sistema on-line da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O ranking de participação no torneio foi fechado no dia 2 de agosto.
Os 10 atletas mais bem colocados no Ranking Brasileiro da categoria têm vagas garantidas nas provas individuais. Mesmo assim, os clubes devem confirmar a participação de todos por meio de inscrição online no Sistema Extranet da CBAt.
A Sessão Informativa Virtual será realizada às 15 horas do dia 26 de agosto via plataforma zoom. A CBAt enviará todas as informações a respeito, diretamente às equipes participantes, após o fechamento das inscrições.
Na edição de 2020, realizada em Bragança Paulista, a Orcampi, de Campinas (SP), somou 150 pontos na classificação geral, ficando em 1º lugar também no masculino, com 62, e na 2ª colocação no feminino, com 88, empatada como o IPEC-PR. O Centro Olímpico-SP foi vice-campeão no geral, com 135 pontos, e campeão do feminino, com 109. O pódio no feminino teve CASO-DF, com 110, em segundo lugar, seguido do IPEC-PR, com 101 pontos.
Durante a realização do Campeonato Brasileiro, que seguirá todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias por causa da pandemia, a CBAt realizará campanha de arrecadação de alimentos, sugerindo a doação de 1 kg de produtos não perecíveis.
As doações serão recebidas na tenda de aferição de temperatura da Prevent Senior. A entidade a ser beneficiada será a Associação Casa Madre Teodora dos Idosos, de São Paulo.
E como ocorreu no Troféu Brasil, em junho, a CBAt também continuará com a coleta seletiva de lixo, com receptores para recicláveis e orgânicos. Uma empresa especializada vai controlar a separação do lixo e fazer um certificado informando o quanto foi produzido nos três dias de competições.
Mundial de Nairóbi - Entre os líderes do Ranking, dois atletas fazem parte da equipe brasileira que disputará de 17 a 22 de agosto o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, em Nairóbi, no Quênia. Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR), de 17 anos, primeiro nos 100 m, com 10.59 (1.6), e Vinícius Galeno (CASO-DF), de 16, líder dos 400 m, com 47.34.
"Voltando do Quênia, o Vinícius participa do Brasileiro", disse o treinador João Sena, que também integra a delegação do Brasil no Mundial. Os atletas que seguem para o Mundial participaram de um Camping em Bragança Paulista (SP), bem como de atividades como media trainning. O grupo passou por testes de COVID-19 na Prevent Senior na manhã desta quinta-feira (12/8) e tem embarque confirmado para o Quênia, via Doha, no Catar, pelo voo QR 774, que tem decolagem prevista para às 2:40 do dia 13/8, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)