Capa

Santa Maria terá pista sintética e será pólo de atletismo no Sul

20.08.2021  |    103 visualizações

Wlamir Motta Campos esteve em São Sepé, que tem projeto de iniciação, e na Universidade Federal, Prefeitura e Câmara de Santa Maria, cidade que tem equipe federada no atletismo

Bragança Paulista – Fomentar o atletismo no Rio Grande do Sul foi o objetivo da agenda do presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos em visita as cidades de São Sepé e Santa Maria, no início da semana (dias 17 e 18/8).

Acompanhado do presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul Marcos Andrade e do treinador José Haroldo Loureiro, o Arataca, cumpriu agenda com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e quatro vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, João Ricardo Vargas, com o objetivo de fazer parcerias da CBAt e FAERGS com a Universidade e a Prefeitura para fomentar o atletismo na região central do Rio Grande do Sul.

Até o fim do ano será inaugurada uma pista de atletismo sintética na Universidade Federal de Santa Maria e o objetivo é que o local seja um grande pólo de desenvolvimento da modalidade. A Universidade já tem uma equipe de atletismo federada no Rio Grande do Sul e desenvolve projetos sociais em Santa Maria e em toda a região central do Estado. Os recursos para a construção dessa pista em Santa Maria são da Secretaria Especial de Esportes do Governo Federal.

“Também foram viabilizados recursos para equipamentos dos Laboratórios do Esporte da Universidade Federal de Santa Maria. São laboratórios de alta tecnologia e estamos fazendo parceria para que nossos atletas possam utilizar a estrutura, para que os treinadores tenham acesso a pesquisas, exames, testes, avalições dos nossos atletas do alto rendimento”, afirmou Wlamir.

Para o coordenador do Atletismo da UFSM Luiz Cuozzo Lemos a visita da CBAt foi uma oportunidade para promover a inclusão de Santa Maria como local de investimento em equipes permanentes e de grandes eventos. “Esperamos que em pouco tempo, assim que a pista estiver pronta, possamos receber eventos de atletismo”, afirmou.

Antes, Wlamir conheceu o projeto de iniciação, de extensão universitária, da Universidade Federal de Santa Maria – a 60 km de Santa Maria – em São Sepé. Foi recebido pelo vice-prefeito e presidente da Fundação Afif, Fernando Vasconcellos, o assessor de Esportes, Samir Kabbas, e o assessor de Atividades Recreativas, Lucas França no Ginásio Municipal de Esportes Nery Bueno Lopes.

“Foi uma boa oportunidade de conversar sobre nossas ações e apresentar o interesse do município de sediar etapas estaduais das categorias de base do atletismo”, destacou Samir. “Seguimos fomentando o atletismo nacional através de parcerias com os governantes federais, estaduais, prefeituras, universidades, federações clubes e iniciativas privadas. Esse é o caminho”, disse Wlamir.

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando à saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
22.07.2025

Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil

21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)

20.07.2025

Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)