São Paulo - O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos recebeu a visita do CEO da Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE) Luiz Delphino durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). As confederações discutem parceria para o desenvolvimento do atletismo na escola e para as competições nacionais e internacionais.
"Dentro do novo perfil da CBAt, principalmente quando a gente coloca o 'somos atletismo', queremos ampliar a atuação não só no atletismo federado, mas também do escolar, da iniciação até o máster. A primeira parceria com a CBAt foi com a CBDU, para trazermos os universitários, cuidar da transição de carreira e trabalhar na formação de atletas e, na sequência, vem a parceria com a CBDE. O objetivo é inserir o atletismo nas escolas no Brasil, firmar a parceria para as competições, para que a gente possa ter programas de atletismo a partir dos 8 anos de idade e uma base maior do atletismo no Brasil", disse Wlamir.
São muitas as histórias de atletas que foram indicados para a modalidade por professores ou começaram na escola e em competições escolares. "A escola vai ser um parceiro fantástico. A gente não quer que a CBAt tenha olhos só no alto rendimento. Com a CBDE podemos pensar em começar na base, na primeira idade", acrescentou Wlamir.
Luiz Delphino, CEO da Confederação Brasileira de Desportos Escolares, que tem Antônio Hora Filho como presidente, disse que o conceito da entidade é de desenvolvimento esportivo do esporte como um todo - "trabalhamos duas faixas etárias, até os 15 anos e até os 18 anos e dentro das federações estaduais a partir dos 7 anos", explicou Delphino. "Essa parceria com a CBAt será muito proveitosa porque a gente espera fomentar e desenvolver o esporte em todo o Brasil pelas federações filiadas e usar o conhecimento que a CBAt tem para nos apoiar nas competições nacionais e nas nossas delegações internacionais. E vai ser proveitosa também nos Jogos Escolares Brasileiros (previsto para outubro, no Rio de Janeiro)", explicou Delphino.
Mais informações sobre o Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)