Bragança Paulista - O vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) Alim Maluf Neto esteve no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo para reafirmar a parceria assinada entre a entidade e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), assinada em abril deste ano.
CBAt e CBDU fecharam um termo de parceria com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar ações de interesses convergentes entre as duas entidades na gestão do atletismo brasileiro. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos esteve na CBDU, em Brasília, em 28 de abril, para assinar a parceria com o presidente da entidade Luciano Cabral.
"Essa parceria e muito importante para fazermos com que o esporte não seja mais 'ilhas' como diz o Wlamir, destruir os muros e construir pontes entre o esporte de alto rendimento e o educacional e dar uma constância, dar a chance de os atletas terem uma dupla carreira, ter um pós-carreira e, além disso, termos competições em conjunto", afirmou Alim Maluf Neto, que visitou e elogiou as instalações do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.
O representante do esporte universitário também informou que haverá a matéria atletismo em curso da Universidade CBDU (plataforma online de cursos livres, ambiente de aprendizagem para disseminar conhecimento). "Essa parceria não vai ser só focada nas pistas, mas também teremos a educação", reforçou Alim Maluf Neto. Acrescentou que o atletismo é um dos "carros-chefe" dos Jogos Mundiais Universitários, novo nome da Universíade, que seriam em 2021, mas foram adiados para 2022, em Chungdu, na China, por causa da COVID-19.
Wlamir lembrou de alguns campeões da Universíade como a campeã olímpica Maurren Higa Maggi, o velocista Robson Caetano, Rosemar Coelho Neto e de Fabiano Peçanha que foi bicampeão mundial universitário. "O próprio Alison dos Santos foi medalhista nos 400 m com barreiras na última Universíade", frisou Alim Maluf Neto. "A CBDU e a CBAt estão lado a lado nesse projeto de desenvolvimento e vamos agora, no próximo ano, reativar a mais tradicional competição do atletismo universitário que é o Troféu Adhemar Ferreira da Silva", acrescentou.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)