Bragança Paulista – A Clínica de Velocidade e Barreiras, uma parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Comissão de Desportos do Exército (CDE), terminou nesta quinta-feira (9/9), no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.
A iniciativa, que teve o professor doutor Jayme Netto Júnior como ministrante, contou com 47 participantes, sendo 22 treinadores e 25 atletas, entre militares do Exército, Aeronáutica e Marinha, além de civis. As palestras e a parte prática começaram na segunda-feira (6/9).
Vários atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio participaram das atividades, como Lucas Carvalho (400 m), Gabriel Constantino (110 m com barreiras), Lucas Conceição Vilar (200 m), Derick Souza, Jorge Vides, Felipe Bardi e Ana Carolina Azevedo (100 m e 200 m), além de Chayenne Pereira (400 m com barreiras).
“A participação de vários atletas olímpicos foi excelente e mostra a importância de atividades como esta”, comentou Jayme Netto Junior, treinador do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista (SP). “Acredito que é superimportante o atleta entender o conceito específico de treinamento. Muitas vezes uma atitude fora da pista pode prejudicar a preparação. O retorno foi maravilhoso”, prosseguiu. “Fiz avaliações biomecânicas em cada etapa das provas de velocidade. O entendimento dos atletas de cada uma das etapas do treinamento é fundamental. Valeu muito a pena.”
Coordenada pelo tenente coronel David, relator da CDE, a clínica teve palestras também dos treinadores Fabio Cruz Damião, Liliana Lohmann, Vania Valentino e do capitão Landim, chefe da equipe de atletismo do Exército.
Na semana anterior, no mesmo formato, foi realizada a Clínica de Meio-Fundo e Fundo, na CCFEx, com 44 participantes e com o professor Clodoaldo Lopes do Carmo, também da CBAt, como ministrante.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)