Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Catarinense de Atletismo foram homenageadas em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), na última segunda-feira (13/9), pelo trabalho que realizam, e os atletas e paratletas de Santa Catarina que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em julho, agosto e setembro, e no Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado em julho, em Lima, no Peru.
A solenidade foi proposta da deputada Marlene Fengler (PSD) e do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), como reconhecimento aos esportistas catarinenses, exemplos para crianças, jovens e adultos por representar o Brasil em grandes competições internacionais.
“Vocês são o exemplo que, quando se trabalha com seriedade, pode se escrever uma história diferente nas nossas vidas”, disse Marlene. “Vocês mostram a importância do investimento no esporte como ferramenta de transformação social”, acrescentou.
“Quero dizer a todos que acredito no esporte como meio de transformar vidas”, ressaltou Nadal, que pediu ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL) a construção de uma pista de atletismo sintética no Oeste do Estado.
O governador confirmou o desejo de construir a pista e também comunicou a proposta de dar bolsas de incentivo para os atletas catarinenses. “É uma alternativa para que os atletas tenham estímulo para permanecer no esporte”, afirmou Moisés, que citou os investimentos realizados pelo governo na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e nas escolas estaduais.
A velocista Tainara Mess, de Itapiranga, 16 anos, medalha de prata com o revezamento 4x100 m no Sul-Americano Sub-20 (depois ouro nos 100 m e no heptatlo do Brasileiro Loterias Caixa Sub-18), falou em nome dos atletas “É desafiador se manter atleta, já que na maioria das vezes não temos retorno financeiro. Mas amamos o que fazemos e isso não nos deixa desistir.” Agradeceu a todos que apoiam o esporte e aos deputados estaduais pela homenagem. “É gratificante ter a oportunidade de representar o Brasil, mas principalmente sermos reconhecidos em nosso Estado”, disse.
Deraldo Oppa, presidente da Federação Catarinense de Atletismo afirmou que todos os homenageados são vencedores, medalhistas ou não. “Chegar a uma grande competição é a grande medalha de ouro.” O vice-presidente da entidade, o ex-marchador Sérgio Galdino, também esteve presente.
Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt recebeu a homenagem e afirmou que “Santa Catarina tem forte participação na formação de atletas de alto rendimento e comporta investimentos em infraestrutura. O estado terá sua primeira pista de atletismo indoor, que será construída no ano que vem em Camboriú”.
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp, representou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Luciano Hostins o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entidades que também foram homenageadas.
Atletas e paratletas do atletismo
Treinadores do atletismo: Diogo Gamboa (CBAt), Everaldo Braz Lúcio (CPB), Amaury Wagner Veríssimo (CPB), Sidney Alexandre Reinhold (CPB) e Jonas Henrique Flores (CPB).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)