Bragança Paulista – Thiago Júlio Moura terminou a sua participação na final do salto em altura no Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, na Stark Arena, em Belgrado, Sérvia, na brilhante quinta colocação. O atleta paulistano, de 26 anos, obteve a marca de 2,31 m, novo recorde brasileiro e sul-americano em pista coberta. Fernando Ferreira, outro representante brasileiro na prova, ficou na sétima posição, com 2,24 m.
O atleta da Associação Unindo Famílias, de Guarulhos, precisou se esforçar bastante na competição neste domingo (20/3). Afinal, ele superou as marcas de 2,20 m, 2,24 m, 2,38 m e 2,31 m todas na segunda tentativa. Ele não passou 2,34 m.
Thiago terminou com a mesma marca dos ganhadores das medalhas de prata e de bronze, ficando em quinto lugar pelos critérios de desempate. O ouro foi para o sul-coreano Sanghyeok Woo, com 2,34 m, enquanto a prata foi conquistada pelo suíço Loïc Gasch e o bronze foi dividido entre o italiano Gianmarco Tamberi, campeã olímpico em Tóquio, e o neozelandês Hamish Kerr – todos com 2,31 m.
O recorde brasileiro anterior era de Fernando Ferreira e Tales Frederico Souza, com 2,26 m, enquanto o sul-americano pertencia ao colombiano Gilmar Mayo, com 2,27 m, desde fevereiro de 1999.
Thiago Moura, filho do treinador Neilton Moura e sobrinho do técnico campeão olímpico Nélio Moura, está em grande ascensão na carreira. Em fevereiro, por exemplo, conquistou a medalha de ouro no Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia.
"Ele estava trabalhando para fazer essa marca e a gente esperava por isso. Mas ele começou mal a prova e isso comprometeu a conquista da medalha depois. Agora ele volta ao Brasil e depois vai para o circuito europeu, para fazer mais competições nesse nível alto mais vezes", disse o treinador Neilton Moura. "O objetivo sempre foi o Mundial de Eugene, era fazer o índice, que é alto, de 2,33 m. Mas esse resultado vale muitos pontos no Ranking e também conta para a classificação ao Mundial", acrescentou Neílton. O Mundial de Atletismo ao ar livre, em Oregon, nos Estados Unidos, será de 15 a 24 de julho.
O Mundial Indoor termina na noite deste domingo (20/3) em Belgrado, tarde no Brasil. Estão previstas as participações de Thiago Brasil na final do salto com vara, às 12:35, de Rafael Henrique Pereira nas semifinais dos 60 m com barreiras, às 13:05, e de Eliane Martins na final do salto em distância, às 15:37 – todos no horário de Brasília e com transmissão pela SporTV.
Nas eliminatórias dos 60 m com barreiras pela manhã, Rafael venceu a segunda série, com 7.60, enquanto Gabriel Constantino terminou em sexto lugar na série 1, com 7.74.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo
Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial
Após dois dias reunidos para treinar e conversar sobre temas relevantes - psicologia, antidopagem, esporte seguro, transição de carreira e media trainning - a seleção já está no Paraguai para a disputa da competição de países de língua portuguesa e espanhola (19 e 20/7)
Maior campeonato de clubes da América Latina será realizado em São Paulo, local de seu "nascimento", pela segunda vez consecutiva - competição será de 31 de julho a 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), com entrada gratuita, transmissão da TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico