Bragança Paulista – O Camping de Velocidade e Barreiras na categoria sub-20, que começou na segunda-feira (4/4), terminou na tarde desta sexta-feira (8/4), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), com a participação de 32 atletas e 19 treinadores, representando sete Estados e o Distrito Federal.
"O Camping foi bastante proveitoso. Atualizamos as teorias do treinamento na área da velocidade, foram feitas avaliações no modelo técnico de corrida dos atletas por meio de avaliações do biomecânico da CBAt, e foram sugeridos exercícios de coordenação para correção dos erros técnicos encontrados", comentou o professor Jayme Netto Junior. "Houve uma participação bastante efetiva, tanto dos atletas como dos treinadores, demonstrando muito interesse em todo o processo e atividades propostas."
Jayme, responsável pelos revezamentos masculinos medalha de bronze em Atlanta-1996 e prata em Sydney-2000, entre outras conquistas, elogiou a participação em outras áreas do camping. "Acredito que ações desta natureza podem contribuir e ajudar bastante os treinadores no monitoramento controle, desenvolvimento e evolução dos atletas da categoria sub-20, nas áreas de velocidade e barreiras", lembrou.
Houve boa participação também nas palestras e avaliações, de toda equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, antidoping) da CBAt na avaliação do treinador.
As atividades contaram com a participação também de representantes dos Centros de Formação de Atletismo (CFAs), o “Centrinhos”, o que é uma garantia de evolução na descoberta e desenvolvimento de atletas na modalidade, com novas metodologias de treinamento.
Este foi o segundo camping de 2022 destinado aos atletas até 19 anos, que têm como objetivo imediato representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que será disputado de 2 a 8 de agosto, na cidade de Cáli, Colômbia, e de fortalecer a base para o futuro. O primeiro foi o Camping de Saltos (distância, triplo, altura e vara), realizado em fevereiro, também no CNDA.
Além de Jayme Netto Junior (velocidade), a iniciativa contou com a participação de Renan Valdiero (barreiras) e da presença especial de Sanderlei Parrela, na quarta-feira (6/4).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo
Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial
Após dois dias reunidos para treinar e conversar sobre temas relevantes - psicologia, antidopagem, esporte seguro, transição de carreira e media trainning - a seleção já está no Paraguai para a disputa da competição de países de língua portuguesa e espanhola (19 e 20/7)
Maior campeonato de clubes da América Latina será realizado em São Paulo, local de seu "nascimento", pela segunda vez consecutiva - competição será de 31 de julho a 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), com entrada gratuita, transmissão da TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico