Capa

Pesquisa revela aprovação ao curso da LIE

28.06.2022  |    50 visualizações

Dos participantes de federações e centros de formação 92,3% ficaram satisfeitos com a capacitação e o conteúdo oferecidos para a elaboração de projetos e a obtenção de recursos para o atletismo brasileiro

Bragança Paulista – O sucesso do curso Projetos Incentivados na Prática para os gestores das federações estaduais de todo o Brasil e dos Centros de Formação, ministrado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) entre março e maio, teve plena aprovação dos participantes, segundo pesquisa divulgada neste mês de junho. As respostas indicam que 92,3% ficaram satisfeitos com a capacitação e o conteúdo oferecidos, uma das principais referências do sucesso da iniciativa.

O objetivo da CBAt de dar aos gestores do atletismo nacional as ferramentas necessárias para o uso da LIE foi atingido, segundo os dados da pesquisa. Dentro do tema recursos disponíveis por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei nº 11.438/06, foram abordados os assuntos: Legislação, elaboração de projetos, formatação, tramitação, captação, execução, controle e prestação de contas.

Um total de 76,9% aprovou o tempo de duração do curso, 84,6% ficou satisfeito com a apresentação visual e o material complementar; 100% com o atendimento às solicitações; 84,6% com o esclarecimento de dúvidas e questionamentos; e 92,3% com a clareza e objetividade no atendimento. Os comentários da pesquisa destacaram o domínio que o palestrante tem sobre o conteúdo e a didática na sua apresentação; a iniciativa pioneira da CBAt; e a possibilidade de novos cursos relacionados ao tema.

O palestrante Ricardo Paolluci, sócio consultor da Incentive Projetos & Treinamento, é gestor esportivo, tem mestrado em Administração, é pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo, licenciado em Educação Física e bacharelado em Administração de Empresas e Negócios. Tem mais de 100 projetos aprovados na LIE (R$ 300 milhões em recursos a captar) e 25 anos de atuação no segmento esportivo.

A LIE permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos desportivos e paradesportivos. É um instrumento jurídico que pode ser usado em favor do esporte, como um meio de inclusão social. Pessoas jurídicas e físicas podem destinar parcela do Imposto de Renda devido a projetos de esportes. As empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido a projetos da LIE. As pessoas físicas que fazem a declaração completa do IR podem destinar até 6%.

Um dos bons exemplos de aplicação da LIE foi a realização dos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, em Serra, no Espírito Santo, em março, em parceria com a Federação Capixaba, presidida por André Schieck, que teve a captação de recursos da Vale.

"Além de direcionar recursos, a CBAt quis também ajudar na profissionalização dos nossos gestores nacionais dando ferramentas de gestão e administração", ressalta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
01.07.2025

Pessoa querida da comunidade do atletismo, trabalhou por décadas na organização de grandes eventos nacionais e internacionais no Brasil e atuava como organizadora de corrida de rua no Rio de Janeiro

02.01.2025

A entidade dirigente do atletismo mundial também informou os programas horários do Mundial de Revezamentos - que terá o 4x100 m misto como novidade - , em maio, e do Mundial de Corridas de Rua, em setembro; a marcha atlética terá novas distâncias em 2026

05.12.2024

Assunto: Campeonato Mundial IAU 100 Km - Bangalore - Índia

02.11.2024

A final do salto em altura do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 passou para a tarde deste sábado (2/11), com todas as 17 atletas que estavam competindo na qualificação da sexta-feira (1/11), quando a luz natural caiu com o pôr do sol