Thiago Braz, campeão olímpico (Rio-2016) e medalhista de bronze (Tóquio-2021) no salto com vara, faz a qualificação de sua prova pelo Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, no Estádio Hayward Field, nesta sexta-feira (22/7), às 21:50 pelo horário de Brasília. O Mundial prossegue até domingo (24/7), quando será a decisão do salto com vara.
O brasileiro está no Grupo A de qualificação, o mesmo do sueco Armand Duplantis, o Mondo, campeão olímpico e recordista mundial.
Thiago se integrou a seleção há três dias, tem mostrado tranquilidade - postou um vídeo nesta quarta-feira (20/7) caminhando descontraído em Eugene, pelas ruas do campus universitário do Oregon. Vem de uma boa temporada, em que foi medalha de prata no Mundial Indoor da Sérvia, na Stark Arena de Belgrado, com 5,95 m, em março, e saltou 5,93 m ao ar livre na etapa de Estocolmo, Suécia, da Diamond League, em junho. Ocupa a terceira posição no Ranking Mundial, depois de Mondo Duplantis e do medalhista olímpico norte-americano Christopher Nilsen, numa das provas de grande exigência técnica do atletismo.
O atleta de Marília, interior de São Paulo, de 28 anos, que tem sua base de treinamento em Fórmia, Itália, fez sua preparação final no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, junto com o treinador Vitaly Petrov e o fisioterapeuta italiano Francesco Viscuzi.
O Brasil também terá três competidoras - o máximo permitido por prova - nos 35 km da marcha atlética feminina, que será às 10:15 de Brasília, num percurso de rua: Viviane Lyra, Elianay Pereira e Mayara Luize Vicentainer. A prova será em um percurso em loop de 1 km começando e terminando no Martin Luther King Jr, Boulevard em frente ao Estádio Autzen, da Universidade do Oregon.
E na pista também estão programadas para esta sexta-feira as eliminatórias dos revezamento 4x100 m, às 22:05 de Brasília - os velocistas são Derick Souza, Erik Cardoso, Felipe Bardi, Gabriel Garcia e Rodrigo do Nascimento e o treinador Victor Fernandes.
Nesta quinta-feira (21/7), Altobeli Silva não avançou nas eliminatórias dos 5.000 m. Fez a sua melhor marca pessoal da temporada - 13:43.80 -, mas ficou em 17º na série 1 e em 29º na classificação geral. O queniano Jacob Krop, com 13:13.30, foi o primeiro na qualificação dos 5.000 m. Altobeli, que chegou em Eugene há dois dias, explicou que demorou para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 obrigatória para entrar nos Estados Unidos e precisou cumprir o prazo legal antes de viajar. "O ano que vem tem Pan-Americano, Mundial e eu quero estar junto com esses caras e fazer muito mais do que eu fiz agora. Podem esperar muito mais de mim", disse Altobeli.
Informações sobre o Mundial estão disponíveis no site do evento: CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e dois recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, e o revezamento 4x100 m masculino
É necessário o registro dos profissionais de mídia no Sistema de Gerenciamento de Esportes (SGE) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o credenciamento, com foto, até o dia 22/7, terça-feira; a competição será realizada de 31/7 a 3/8, em São Paulo
Depois de obter todos os votos a favor da Câmara dos Deputados, a LIE também foi aprovada por unanimidade dos senadores nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, e agora vai para a sanção presidencial
Naquela edição, Fabiana conquistou o recorde sul-americano (4,87 m) e Joana fez o índice olímpico para o Rio (4,50 m); agora, o destaque é Juliana Campos, que fez o índice para o Mundial do Japão (4,73 m) e disputa o Troféu Brasil, em São Paulo, em 31 de julho