Bragança Paulista - A Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) comemora 155 anos de vida nesta terça-feira (10/8). Localizada na capital do Rio Grande do Sul, foi fundada por um grupo de imigrantes alemães para a prática da ginástica em 1867. Um dos clubes mais antigos e importantes do País, atualmente um centro de lazer, esportes e cultura, recebe os parabéns da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A ginástica foi o esporte de sua origem, mas hoje o clube oferece várias modalidades olímpicas, dentre elas o atletismo - tem uma pista para a prática da modalidade e descobre talentos em peneiras anuais. Além da pista de atletismo, atletas de todas as idades - crianças, jovens e adultos - encontram infraestrutura técnica e física para a prática do esporte.
O clube trabalha desde a formação até o alto rendimento e teve a presença de dois saltadores na seleção brasileira de atletismo tanto na Olimpíada de Tóquio, em 2021, quanto no Mundial do Oregon, Estados Unidos, em julho - Almir Júnior, no salto triplo, e Samory Uiki, no salto em distância. O treinador José Haroldo Loureiro, o Arataca, já integrou várias seleções nacionais do atletismo. A Sogipa, inclusive, registra em sua história a conquista de medalhas olímpicas pelos judocas Tiago Camilo e Mayra Aguiar.
"O atletismo sempre esteve presente na história da Sogipa. Tem uma pista excelente de atletismo há muito tempo, que já recebeu vários eventos nacionais e internacionais, sempre tem atletas nas seleções olímpica e mundial e merece todo o respeito, toda a deferência da CBAt e, particularmente, faz parte da minha história - a primeira vez que bati o recorde sul-americano no Brasil foi na pista da Sogipa e também o primeiro beijo que dei na minha esposa foi na Sogipa, há 35 anos", comenta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. "A Sogipa tem uma grande contribuição para o atletismo nacional."
Wlamir destacou ainda que a Sogipa tem a melhor pista de atletismo do País em clube, o que mostra investimento e parceria, e que está sempre a disposição da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul e da própria CBAt para a realização de eventos. "Sempre que precisamos, tivemos a pista liberada", completa.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo