Cascavel-PR - Cinco mudas de Araucária - árvore mais comum da região Sul do Brasil, popularmente conhecida como pinheiro-do-Paraná - foram plantadas por atletas, dirigentes e representantes do governo municipal e do Estado no Centro de Treinamento em Atletismo de Cascavel, no Paraná. A ação marca o compromisso da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com o meio ambiente dentro de sua política de plantar árvores e distribuir mudas também.
Mudas de árvores de araçá, pitanga e cereja foram distribuídas e entregues à CBAt também - estão sendo levadas do Paraná para Bragança Paulista, São Paulo, para serem plantadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA).
"É a segunda vez que planto uma árvore com a seleção brasileira - da outra vez o plantio foi em Bragança Paulista", disse Renan Gallina, jovem paranaense da AA Maringá, de apenas 18 anos, que garantiu índice para o Mundial adulto de Budapeste, Hungria, nos 200 m (20.12), no Sul-Americano Sub-18 de Cuiabá e integra a seleção brasileira sub-23 que veio a Cascavel.
Além de Renan Gallina participaram do plantio o saltador Gabriel Boza, os velocistas Erik Cardoso, Lucas Conceição Vilar e Douglas Mendes da Silva. E também Hélio Gesta de Melo, presidente da Federação Sul-Americana de Atletismo, Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Adalberto Bueno Sobrinho, Emerson Venturini e Rogério Oliveira, da Paraná Esportes, e Edson Queiróz, presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).
O Campeonato Sul-Americano Sub-23 é uma competição do calendário da Sul-Americana, realizado pela CBAt em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)
A seleção brasileira fecha o primeiro dia de disputas em Assunção, Paraguai, com 5 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e três recordes do campeonato, com Hakelly da Silva, nos 100 m, o revezamento 4x100 m masculino e Pietro Pereira Silva,, no lançamento do dardo