São Paulo - A perspectiva do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) tornar-se um Núcleo de Base de Alto Rendimento (NEBAR) do Governo Federal foi o tema de encontro realizado nesta quarta-feira (6/10), em São Paulo, com a presença de Thiago Fróes, secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Governo Federal, e de Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Ambos e o diretor Executivo CBAt Claudio Castilho foram recebidos, no equipamento esportivo da Vila Clementino, por Mário Maeda Júnior, diretor do Centro Olímpico, Alex Martins Guimarães, presidente da Associação Desportiva Centro Olímpico (ADECO), e Victor Fernandes, coordenador de Atletismo.
“Queremos trabalhar com a CBAt para 2024 e 2028, otimizar investimentos”, disse Thiago Fróes. Explicou que assumiu há pouco mais de 30 dias, que já conhecia a área, mas está entendendo os projetos e finalizando o mapa de todas as instalações esportivas existentes no Brasil. "Para mim, fazer do COTP um Núcleo de Base com a chancela da CBAt começa a fechar o caminho que desenhamos." Explicou que o NEBAR será encaminhado para aprovação do Conselho Nacional do Esporte. "Aqui podemos pensar na parceria Governo Federal, Prefeitura de São Paulo, CBAt e outras confederações para fazer aportes de recursos", completou Fróes.
Mario Maeda Júnior, diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, disse que o equipamento da Prefeitura Municipal de São Paulo recebe atualmente 11 modalidades, dentre elas o atletismo, “nosso esporte de ponta, onde somos mais premiados”. Contou que em 2023 a intenção é ter 13 modalidades e mais de 1.000 atletas no local. “É um espaço usado pela população, fica num bairro muito bem localizado, com fácil acesso por transporte público e é boa a procura pelas peneiras”, relatou.
"O Centro Olímpico tem espaço físico, estrutura, investimentos da Prefeitura e o bom trabalho da associação (ADECO). É, sem sombra de dúvida, a principal equipe formadora que nós temos e a constância de resultados, ano após ano, só comprova isso. O atletismo do COTP é formador, ganha o Sub-16, o Sub-18, o Sub-20, o que mostra um trabalho com continuidade. A pista de atletismo é sensacional e aqui já realizamos várias competições importantes", ressaltou Wlamir Motta Campos.
O Centro Olímpico já é um dos centrinhos - Centro de Formação - selo ouro da CBAt.
"A CBAt é a confederação que mais olha pela formação de base para o esporte. É uma confederação forte e presente, que ajuda e atua na formação", afirmou Alex Guimarães. "Eu vi o projeto do Governo Federal, o NEBAR, e acho que aqui é o lugar em que se faz isso. Com esse recurso certamente poderemos dar um salto extraordinário na qualidade dessa formação", completou.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Caio
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)
Paulo Krul, com melhor marca pessoal e do mundo e medalha de ouro e Maranhão, medalha de prata, fecham uma campanha consagrada do Brasil; no segundo dia de disputas foram mais 15 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), em Assunção, neste domingo (20/7)