Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi indicada dentre as seis finalistas do World Athletics Awards 2022 para o prêmio de Federação Membro do ano. As entidades indicadas são Brasil, Guam, Jamaica, Quênia, Coreia e Espanha. A premiação será anunciada pelas redes sociais da World Athletics no início de dezembro.
O Member Federation Award homenageia um órgão de gestão do atletismo nacional que foi além de servir seus atletas, fãs e comunidade. As federações pré-selecionadas foram indicadas para cada uma das seis áreas do mundo em que se organizam as associações de atletismo.
O vencedor será anunciado nas plataformas de mídia social da World Athletics no início de dezembro, como parte do World Athletics Awards 2022.
As entidades indicadas são: Confederação Brasileira de Atletismo (América do Sul), Associação Guam de Pista e Campo (Oceania), Associação Administrativa do Atletismo da Jamaica (NACAC), Atletismo Quênia (África), Associação da Coreia de Federações de Atletismo (Ásia) e Real Federação Espanhola de Atletismo (Europa).
Em seu comunicado a imprensa, a WA observou que o Brasil, por meio da CBAt, recebeu seis eventos internacionais com sucesso em 2022, incluindo os Campeonatos Sul-Americanos Sub-18 e Sub-23, os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, o GP Internacional Loterias Caixa Brasil, meeting do World Athletics Continental Tour Bronze, e o Grande Prêmio Internacional Loterias Caixa São Paulo. Os campeonatos sul-americanos são organizados pela Sul-Americana, a federação da área, que é presidida pelo brasileiro Hélio Gesta de Melo.
O presidente da World Athletics Sebastian Coe esteve no Brasil este ano e participou do Campeonato Sul-Americano Sub-18, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, em São Paulo - pôde ver a organização de perto, participar das premiações e interagir com os jovens atletas da América do Sul.
O informe da WA observa ainda que a CBAt garantiu dois acordos revolucionários de patrocínio - com as Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo brasileiro, e a Puma (a estreia do uniforme foi no Mundial do Oregon, Estados Unidos) -, beneficiando os atletas de elite, além de impulsionar o esporte nas bases.
"A notícia é fantástica. A WA anunciou que a CBAt está entre as confederações do ano. Tivemos o privilégio, a honra de sermos indicados dentre as 212 federações que estão atuantes na WA. Estou muito feliz pela indicação", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)