Capa

CBAt e COB fazem balanço positivo de Camping de Velocidade

26.11.2022  |    153 visualizações

Finalizado neste sábado (26/11), em Bragança Paulista, o Camping reuniu atletas de três gerações - sub-18, sub-20 e adulto - em preparação para a temporada pré-olímpica e troca de informações e experiências

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniram 21 atletas de três gerações e seus treinadores no Camping de Treinamento de Velocidade, encerrado neste sábado (26/11), em Bragança Paulista, São Paulo. Todos foram convidados, bem como profissionais da área médica e de biomecânica, para o trabalho realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo por cinco dias, acompanhado também pelo vice-presidente da CBAt, Edson Luciano Ribeiro, medalhista olímpico com o revezamento 4x100 m.

O Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e o Pan-Americano de Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro, são as duas principais competições de 2023, ano que também é pré-olímpico - o ciclo termina em Paris-2024.

Carlos Alberto Cavalheiro, do COB, destacou aspectos positivos do Camping: reunir atletas sub-18, sub-20 e adulto; preparar os mais jovens para integrar futuros revezamentos e seleções brasileiras nas competições mais importantes do mundo; a equipe multidisciplinar atuando no processo de desenvolvimento dos atletas; e a capacitação dos treinadores. "Está todo mundo ganhando com isso", resumiu.

"É a primeira vez que reunimos atletas sub-18, sub-20 e adulto, uma novidade importante, e para o revezamento, especificamente, já estamos capacitando essa garotada. Quando chegarem a equipe adulta não teremos muito trabalho. Muitas vezes vemos atletas que não vivenciaram uma experiência em seleções em Olimpíadas e Mundiais", afirmou Cavalheiro. "A equipe multidisciplinar ajuda os treinadores no processo de desenvolvimento e há a capacitação dos próprios treinadores, muito deles vindos pela primeira vez - as perguntas foram excelentes por parte deles."

O diretor Técnico Jorge Bichara reforçou que a proposta do treinamento era reunir alguns dos principais atletas das provas de velocidade do Brasil nesse ano, e seus treinadores, e apresentar a proposta de trabalho da CBAt para o Mundial de Budapeste e o Pan de Santiago, eventos internacionais em que esses atletas têm possibilidades de participar.

O Camping teve ações importantes como as palestras do treinador Felipe de Siqueira, de Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, e de 'coach' com Antônio Carlos Moreno, e análises de biomecânica, dentre outras atividades.

"A ação foi pensada para que fossem produzidas informações importantes para o planejamento dos treinamentos, gerasse dados que permitissem uma melhor planificação para a próxima temporada, que é pré-olímpica", ressaltou Bichara. "A CBAt trouxe os treinadores individuais de cada atleta no sentido de podermos discutir métodos de treinamento, práticas importantes na evolução desses atletas e, além disso, foram geradas informações da área médica, nutricional e de biomecânica, com coleta de imagens e análise de movimentos importantes para correção de gestos mecânicos, tudo visando sempre a evolução esportiva da equipe", acrescentou.

O treinador Victor Fernandes, coordenador do Camping, destacou que o Brasil pode ter uma "metodologia de trabalho para a velocidade, do sub-18 ao adulto, integração entre os treinadores e atletas e COB e CBAt podem acompanhar o grupo". "Trouxemos atletas e treinadores para perto e ter o trabalho no país inteiro é bem positivo", destacou Victor. 

Integrantes do Camping

Feminino
Ana Carolina Azevedo – Associação Desportiva Pé-de-Asa (MA)
Gabriela Mourão – Associação Desportiva Pé-de-Asa (MA)
Leticia Nonato Lima – Associação Desportiva Pé-de-Asa (MA)
Lorraine Barbosa Martins – EC Pinheiros (SP)
Natalia Campregher – Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul (SC)
Rosângela Santos – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Suellen Vitória Silva de Sant Anna ­– Associação Esportiva Fortes e Velozes (RJ)
Tainara Mees – Associação Atletismo Itapiranga (SC)
Vanessa Sena dos Santos – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (SP)
Vida Aurora Evaristo Caetano – Associação Tornado de Atletismo (DF)
Vitória Rosa – EC Pinheiros (SP)

Masculino
Derick de Souza Silva – EC Pinheiros (SP)
Erik Felipe Barbosa Cardoso – SESI (SP)
Felipe Bardi dos Santos – SESI (SP)
Gabriel Aparecido dos Santos Garcia – Associação Comunidade do Atletismo (SP)
Gabriel Oliveira Constantino – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Lucas Conceição Vilar – SESI (SP)
Lucas Rodrigues da Silva – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Renan Correa de Lima Gallina – Associação de Atletismo de Maringá (PR)
Rodrigo Pereira do Nascimento – Associação Desportiva Pé-de-Asa (MA)
Thamer Moreira Alves Villar – Clube de Atletismo do Espírito Santo (ES)

Treinadores
Victor Fernandes – coordenador – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (SP)
Sandra Regina Crul – Associação de Atletismo de Maringá (PR)
Antônio Nilson de Sousa – Associação Desportiva Pé-de-Asa (MA)
Cleberson Jorge Wagner – Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul (SC)
Cleison Ariel Back – Associação Atletismo Itapiranga (SC)
Felipe Siqueira da Silva – EC Pinheiros (SP)
Geraldo Aluísio Ribeiro Rodriguez (RJ)
Katsuhico Nakaya – Organização Funilense de Atletismo (SP)
Manuel Evaristo Neto – Associação Tornado de Atletismo (DF)
Renan da Mota Valdiero – Instituto Evolução do Esporte (RJ)

Equipe Multidisciplinar
Carlos Alberto Cavalheiro – treinador - COB (RJ)
Leonardo Kenji Hirao – médico – EC Pinheiros (SP)
Julia do Valle Bargieri – nutricionista CBAt (SP)
Samuel Bento da Silva – biomecânico UNICAMP (SP)
Franklin de Camargo Júnior – biomecânico COB (SP)
Marcelo Alberto Costa de Freitas – analista de desempenho (RJ)
Marcos Augusto da Costa Vitullo – fisioterapeuta (SP)
Jadson Alves dos Santos – massoterapeuta Orcampi (SP)

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
22.07.2025

Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil

21.07.2025

Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

21.07.2025

A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt

20.07.2025

A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)