Bragança Paulista – Com a participação de 350 atletas inscritos – 46 não federados -, a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, será disputada a partir das 7 horas deste domingo (11/12), em circuito de 2 km no Empreendimento Innova, bem ao lado do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), em Bragança Paulista (SP). A competição, que fecha o calendário 2022 e ao mesmo tempo abre o de 2023, definirá a seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano da modalidade, dia 22 de janeiro, em Poços de Caldas (MG).
A entrada para o público é gratuita e será feita pela entrada principal do CNLCDA, que fica na Estrada Antônio Franco de Lima, s/n, no bairro do Campo Novo (acesso no Km 55 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira). Os fãs do atletismo poderão acompanhar também as provas ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 7 horas, com a prova dos 10 km adulto feminino. A última prova começará às 13:10.
Esta será a primeira competição depois que a CBAt recebeu o prêmio de melhor federação do mundo entre os 214 países filiados a World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo. O troféu já está no Brasil e será levado para a comunidade ver, pela primeira vez, na festa de premiação dos Melhores do Ano do Atletismo, segunda-feira (12/12), em São Paulo.
A catarinense Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) tentará o bicampeonato. Representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 e do Mundial de Atletismo do Oregon-2022, na prova dos 3.000 m com obstáculos, Simone explica porque investe numa prova exigente. “O Cross-Country é importantíssimo para o ganho de força e preparação para a nova temporada. Gosto muito de correr a prova pelo grau de dificuldade e variação do percurso”, comentou. “Vou me preparar para me qualificar para o Mundial de Budapeste e para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, ambos em 2023.”
Outras atrações são a paraibana Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) e a baiana Núbia de Oliveira (APA Petrolina-PE). Lucineida ganhou este ano o Sul-Americano e o Pan-Americano de Cross, disputado em março, em Serra (ES). “Minha expectativa é me qualificar para o Sul-Americano e pensar, um pouco mais à frente, no Mundial de Cross Country”, disse a atleta de 21 anos, que treina em Pesqueira (PE).
Já Núbia foi campeã do cross em 2021, em Cotia (SP). Assim como Lucineida, o foco é a competição de Poços de Caldas. “Estou treinando bem e espero buscar uma constante evolução”, comentou a corredora que mora em Jaguarari (BA).
Outro nome de destaque é Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE), campeã brasileira e sul-americana Sub-23 dos 3.000 m com obstáculos. Pela primeira vez, ela fez um treinamento em altitude de 31 de outubro a 5 de dezembro em Paipa, na Colômbia, que fica a 2.500 metros em relação ao nível do mar. “Estou muito satisfeita com essa experiência. Não me senti muito bem nas primeiras semanas, mas depois me adaptei e encaixei os treinos”, comentou Mirelle, pernambucana da etnia indígena Xukuru, de 20 anos.
No masculino, dois destaques nordestinos também. O pernambucano Justino Pedro da Silva (APA Petrolina-PE) vencedor da Copa Brasil de 2021. É bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro e, em outubro, ficou em 10º lugar na Maratona de Frankfurt (GER), com o recorde pessoal de 2:12:41.
Já o potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva (Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte) foi vice-campeão da Copa Brasil em fevereiro, em Serra (ES) e terceiro colocado no Sul-Americano, também no Espírito Santo. “Sofri muito com gripes em 2022, mas graças a Deus estou agora 100%”, disse o corredor, que mora e treina no Sítio Namorados na zona rural de Currais Novos, que fica a cerca de 180 km de Natal. “Estou me esforçando o máximo. Quero obter bons resultados agora em dezembro e em 2023.”
A importância da competição de Bragança é grande. Além de formar a equipe para o Sul-Americano, o evento de Poços de Caldas qualificará os atletas do País para o Mundial de Bathurst, na Austrália, que será disputado no dia 18 de fevereiro.
Na Copa Brasil, serão convocados 38 atletas para a seleção: 12 no adulto masculino e feminino; 12 no sub-20 também nos dois gêneros, oito no masculino e feminino do sub-18, e seis para o revezamento 4x2.000 m misto, uma novidade em função da inclusão da prova no Mundial.
Para o diretor executivo da Confederação Brasileira de Atletismo, Cláudio Castilho, também um especialista em corridas de rua e cross, além de gestão do esporte, o percurso da competição será desafiador. “O terreno apresenta um importante desnível. Vai ser, com certeza, de moderado a muito difícil. Fácil não garanto que vai ser”, comentou. “O perfil desse terreno me lembrou muito o do Mundial da Jordânia-2009, mas óbvio teremos um percurso viável, para preparar os atletas para competições internacionais. Espero que seja um cross importante nessa preparação dos atletas”, prosseguiu.
O programa horário da competição:
7:00 – 10 km Feminino Adulto
8:00 – 10 km Masculino Adulto
9.00 – 6 km Masculino/Feminino (avulsos)
10:00 – Cerimônia de Abertura
10:10 – 8 km Masculino Sub-20
10:50 – 6 km Feminino Sub-20
11:40 – 6 km Masculino Sub-18
12:10 – 4 km Feminino Sub-18
13:00 – 2 km Feminino Adulto *
13:10 – 2 km Masculino Adulto*
*Provas seletivas para compor o revezamento 4x2.000 m misto para o Sul-Americano.
Mais informações como lista de inscritos, regulamento CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
A competição será realizada de 24 a 26 de outubro e reunirá a jovem geração do Atletismo Brasil pela segunda vez consecutiva na cidade costeira do Nordeste mais a Leste do Brasil; as inscrições para os clubes e seus atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro no sistema da CBAt
A competição no Paraguai reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola e a seleção brasileira venceu a disputa com 270 pontos - campeã no feminino (104) e no masculino (166) - e 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze), após dois dias de disputas (19 e 20/7)