São Paulo - A AD Centro Olímpico, como Clube Formador, e o EC Pinheiros, como Clube de Alto Rendimento, são os vencedores do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição. As duas categorias foram criadas para reconhecer o essencial trabalho dos clubes na formação e desenvolvimento dos atletas e na manutenção do alto rendimento.
Alex Martins Guimarães, presidente da AD Centro Olímpico, e Márcio Maeda Júnior, diretor do Centro Olímpico, receberam o prêmio de Clube Formador, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (12/12) na Villa Bisutti, em São Paulo. O prêmio foi entregue por Thiago Fróes, secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento.
O Clube Formador é o que somou mais pontos na classificação geral das equipes nos Campeonatos Brasileiros Sub-20, Sub-18 e Sub-16. AD Centro Olímpico totalizou 435,5 pontos no ano, seguida por IPEC, do Paraná, com 321,5 pontos, e da Orcampi, também de São Paulo, com 294.
Roberto José Lobo Queiroz, diretor Adjunto de Atletismo, recebeu o prêmio de Clube de Alto Rendimento para o Pinheiros, o clube que somou mais pontos na classificação geral das equipes no Troféu Brasil e no Campeonato Brasileiro Sub-23. O Pinheiros, que conquistou o seu sétimo título do Troféu Brasil em 2022, foi o campeão no Alto Rendimento, com 501,5 pontos. O SESI-SP foi o segundo colocado, com 246, e a União Catarinense de Atletismo (UCA), a terceira, com 194. O prêmio foi entregue por Cleiton Cesário, presidente da Comissão de Atletas da CBAt.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil
Velocista de 26 anos, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros, está qualificado para o Mundial do Japão, em setembro, e já correu abaixo dos 10 segundos em 2025; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo