Bragança Paulista - A Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (FEDAEAM) vai entregar kits contendo implementos novos, bem como camisetas, sapatilhas e tênis, para polos do atletismo que atuam na formação e desenvolvimento de atletas no Estado do Amazonas. Marleide de Farias Leite Borges, presidente da FEDAEAM, fará a doação do material no dia 26 de janeiro, em Manaus, dia da Assembleia que elegerá o seu substituto após dois mandatos.
O recurso de R$ 300 mil foi obtido de Emenda Parlamentar do deputado estadual pelo Amazonas Sinésio Campos (PT-AM) para o Projeto Aquisição de Implementos e Material do Atletismo que irão para os polos de municípios que já possuem clubes cadastrados na Federação: Manacapuru, Urucurituba, Barreirinha, Iranduba e Manaus. "Visa a massificação da modalidade, estruturada para um futuro de grandes resultados", afirmou Marleide. "Nós temos material humano, pessoas trabalhando pelo atletismo no Estado. Então, com o recurso da emenda parlamentar optamos por equipar os lugares, doar aos polos com mais atletas", acrescentou.
A Vila Olímpica de Manaus - inaugurada no dia 26 de março de 1990 -, que é sede de competições do Estado, além dos implementos (barreiras, martelo, dardo, disco, peso etc) receberá também materiais modernos como blocos de partida, escada de tiro de partida, barracas, suportes, sarrafos, varas, capas e lonas para cobrir colchões dos saltos. Os materiais incluem também uma pequena cronometragem eletrônica e cones para as corridas de rua. Foram adquiridos da Pista e Campo, parceira do atletismo brasileiro.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos observou que este é um bom exemplo de obtenção e aplicação de recursos no atletismo por uma federação, gerenciada por mulheres. "A Marleide e as demais integrantes da gestão são exemplo para outras federações", disse.
O amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance Sports-AM), nascido em Parintins e treinado por Margareth Bahia em Manaus, foi campeão do 41º Troféu Brasil em 2022, no Estádio Olímpico Nilton Santos (RJ), com 81 m, no lançamento de dardo, recorde da competição. O atleta ganhou destaque na temporada, juntamente com o mineiro Luiz Maurício Dias da Silva (Instituto Correr Bem-RJ). Ambos quebraram seus recordes pessoais e superaram a barreira dos 80 metros no dardo, elevando a qualidade da prova no Brasil.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil