Bragança Paulista - A sétima edição do Camping Loterias Caixa de Atletismo de Ouricuri, iniciada na segunda-feira e encerrada nesta sexta-feira (9 a 13/1), no sertão de Pernambuco, reuniu atletas, treinadores, professores e profissionais da área de Educação Física. As atividades práticas e teóricas, bem como as palestras foram realizadas no Estádio Municipal Bigodão. O Camping integra o calendário oficial e tem o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) visando o desenvolvimento da modalidade no sertão nordestino.
Os ministrantes foram os professores Leonardo Ribas, para a velocidade, Edilberto Barros, no meio-fundo, Marciano Barros, na maratona, Margareth Bahia, nos lançamentos e arremesso, Edilson Oliveira, nos saltos, e Paulo Lima nas provas combinadas. Natanael Barros, CEO da APA Petrolina, fez uma palestra sobre captação de recursos via Lei de Incentivo Fiscal.
O Camping reuniu 90 participantes de várias cidades, dentre elas Ouricuri, Recife, Petrolina, Taracatu e Brejo da Madre de Deus, de Pernambuco, e até de outros Estados. "Estou buscando conhecimento com quem sabe", disse o baiano Edinei Matos, de Remanso, profissional de Educação Física que participou das atividades. "É muito boa essa troca de experiência entre atletas e treinadores", afirmou o atleta do lançamento do martelo João André Pereira, de 22 anos, que treina e estuda - é universitário - em Recife e foi bronze no último Campeonato Brasileiro Sub-23 em Cuiabá (MT). No lançamento do disco, foi campeão pernambucano em 2022.
A coordenação do camping foi da Associação de Apoio as Pessoas com Deficiências (AAPD), de Pernambuco, por intermédio do treinador Abraão Nascimento, que também participou das orientações técnicas. "É um espaço de troca de experiência entre atletas, treinadores, acadêmicos e profissionais da área multidisciplinar - o camping teve a participação de fisioterapeuta, biomédica e enfermeira", disse Abraão. "Conseguimos trazer treinadores renomados, de seleção brasileira. Sabemos que Ouricuri tem um potencial enorme que está se espalhando para Petrolina, Tacaratu, Exu, Bodocó, Trindade, para o Nordeste todo", acrescentou.
A origem do Camping remonta a 2016 - antes dos Jogos Olímpicos do Rio -, quando o atleta Wagner Domingos, o Montanha, do lançamento do martelo, esteve em Ouricuri para um camping de lançamento e arremessos e na semana seguinte surgiu um grande número de meninos e meninas querendo treinar martelo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil