Capa

CBAt atua para fortalecer parceria com CPB

23.01.2023  |    115 visualizações

Sob a filosofia #somosatletismo, a entidade gestora do atletismo nacional e o Comitê Paralímpico querem ampliar o circuito de competições e a presença de atletas paralímpicos nos Brasileiros de categorias

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) trabalha para fortalecer sua parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), neste início de 2023, dentro de sua filosofia de gestão representada pelo slogan #somosatletismo. A ideia é ampliar o circuito de competições mistas, com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos, e ter mais atletas do CPB nas competições da CBAt.

Essa foi a pauta de reunião realizada na sede do CPB (19/1), em São Paulo, entre o presidente da CBAt Wlamir Motta Campos e o vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, medalhista paralímpico do atletismo, também com a presença do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente da CBAt.

O Desafio CBAt/CPB poderá ganhar importância no calendário brasileiro com a realização de nove etapas, cinco na cidade de São Paulo ou em Bragança Paulista, e mais quatro em outros Estados do Brasil. O objetivo é ampliar também a participação dos paratletas nas competições da CBAt – no Troféu Brasil de 2022, o medalhista paralímpico Petrucio Ferreira, correu os 100 m no Engenhão, entre atletas sem deficiências.

As entidades têm as Loterias Caixa como patrocinador máster, o que ajuda esse tipo de projeto. "Temos o anseio de que nos nossos Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23, além do Troféu Brasil, tenham provas para atletas paralímpicos, proporcionando mais oportunidades, mais inclusão, visando a transformação por meio do esporte”, disse Wlamir Motta Campos.

Estiveram na reunião também, pelo CPB, Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Melo, supervisor, João Paulo Alves da Cunha, coordenador de Atletismo, e Edoardo Lazzaretti, Gerente de Marketing Esportivo, pela CBAt, Claudio Castilho, diretor Executivo, e Cesar Sbrigh, Gerente de Marketing e Comunicação.

Troféu na Puma – O troféu ganho pela CBAt de melhor federação do mundo em 2022, dado pela World Athletics para entidades que vão além e surpreendem fãs e sua comunidade na gestão, foi levado a sede da PUMA em São Paulo. O troféu tem sido levado aos parceiros como forma de dividir o prêmio e expressar gratidão.

O time CBAt, com Wlamir Motta Campos à frente, foi recebido pelo CEO Sebastian Diaz e Luciana Santos, diretora de Marketing. A PUMA firmou com a CBAt uma parceria até 2032, uma das mais longevas do esporte olímpico.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
24.07.2025

A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

23.07.2025

O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

23.07.2025

Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

22.07.2025

Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil