Bragança Paulista – Estão abertas as inscrições para a concessão de Bolsa Atleta para integrantes de modalidades dos Programas Olímpico e Paralímpico, seguindo o disposto na Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, no Decreto nº 5.342, de 14 de janeiro de 2005, e na Portaria nº 593, de 19 de janeiro de 2021. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (30/1), por determinação da ministra do Esporte, Ana Moser, e do secretário Nacional de Alto Desempenho, Rafael Azevedo Santos.
Com o objetivo de oferecer recursos diretamente aos atletas para apoiá-los na preparação para as futuras competições e principalmente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024, o benefício repassará aos contemplados de modalidades individuais valores mensais.
Para fins de concessão do benefício, os atletas serão subdivididos nas seguintes categorias de bolsa: olímpica ou paraolímpica. Atletas a partir dos 14 anos, que representaram o País em competições internacionais, como Campeonatos e Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos ou Mundiais, obtendo até a terceira colocação em competições, referendadas pela confederação da respectiva modalidade como principais eventos, e que continuem treinando para futuras competições oficiais internacionais.
A inscrição do atleta candidato deverá ser efetivada exclusivamente por meio do Sistema Bolsa Atleta, que está disponível desde às 00:00 hora deste dia 31 de janeiro até às 23:59 do dia 17 de fevereiro de 2023.
O Ministério do Esporte não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação e ou conexão, congestionamento das linhas de comunicação ou por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, bem como por aquelas solicitadas fora do prazo.
As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do Atleta Candidato, dispondo o Ministério do Esporte do direito de invalidar ou desconsiderar o pleito daquele que não preencher o formulário de forma completa e correta, não possuindo o Ministério qualquer discricionariedade a esse respeito.
A inscrição on-line é finalizada após confirmação do envio do pedido e atualização do histórico de acompanhamento, a ser realizado por meio da funcionalidade "Enviar para análise documental", disponível na área restrita do atleta no sistema Bolsa-Atleta.
O Ministério do Esporte publicou uma ampla lista com todos os eventos válidos para o Bolsa Atleta de 2023. No atletismo, constam da lista provas de eventos internacionais como os Sul-Americanos de Marcha Atlética, Indoor, Sub-18 e Sub-23, o Pan-Americano de Cross Country, Ibero-Americano e Mundiais - e nacionais - os Brasileiros Sub-18, Sub-20 e Sub-16, o Troféu Brasil e os Rankings Brasileiros Sub-16, Sub-18 e Sub-23 (uma reivindicação da CBAt junto ao Ministério).
Edital: CLIQUE AQUI
LISTA DE EVENTOS VÁLIDOS PARA EDITAL 2023
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil