Bragança Paulista – Sete atletas do atletismo, que estão qualificados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, de 20 de outubro e 5 de novembro, no Chile, integram o Programa Conexão Santiago do Comitê Olímpico do Brasil (COB). No total, cerca de 40 jovens atletas de 17 diferentes modalidades, com idades entre 15 e 24 anos, receberão o apoio - os critérios foram estabelecidos tendo como base o Pan-Americano Júnior de Cáli, em 2021.
Do atletismo, os atletas que fazem parte do Programa são Alencar Chagas Pereira, no lançamento do martelo; Chayenne Pereira da Silva, nos 400 m com barreiras; Erik Cardoso, nos 100 m; Isabel Demarco de Quadros, no salto com vara; José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, no decatlo; Mirelle Leite da Silva, nos 3.000 m com obstáculos; e Pedro Henrique Nunes Rodrigues, no lançamento de dardo.
O objetivo do programa é potencializar os resultados dos jovens atletas visando o Pan, proporcionando suporte adequado durante a preparação, fortalecendo, além disso, os atletas desse grupo com perspectivas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
O Conexão Santiago é uma iniciativa da área de Desenvolvimento Esportivo do COB, idealizada de forma integrada com a área de Alto Rendimento. Os atletas selecionados vão receber suporte de uma equipe interdisciplinar, passar por avaliações no Laboratório Olímpico, além de contar com a estrutura do Centro de Treinamento em sua preparação. Também estão previstos estágios para treinos e competições no Brasil ou exterior e atividades para o desenvolvimento global desses jovens, com o intuito de prepará-los para a melhor gestão de suas carreiras, por exemplo.
“Garantir o padrão de excelência e as melhores condições aos nossos jovens atletas são fatores fundamentais para que o Brasil siga aprimorando suas delegações nas principais competições do calendário internacional”, afirmou o presidente do COB Paulo Wanderley.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Competição nacional faz parte da preparação do lançador para o Mundial do Japão, em setembro, principal objetivo da temporada; o Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Medalhista mundial e olímpico, que já tem 17 títulos, usa a disputa como preparação para o principal evento do ano; competição será de 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil