Bragança Paulista – Com 21 atletas, a seleção brasileira disputa neste sábado (24/2) o 5º Campeonato Pan-Americano de Cross Country, que será realizado num circuito de 2 km montado no Regimento de Cavalaria na cidade de La Libertad, em El Salvador. As cinco provas programadas reunirão representantes de 12 países, a partir das 17 horas de Brasília (14 horas no horário local). Os campeões estarão qualificados para o Mundial da especialidade, que está marcado para o dia 30 de março, em Belgrado, na Sérvia.
Um dos destaques da equipe brasileira na competição é o mineiro Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG), que já ganhou o título de 2020, em Victoria, no Canadá, completando os 10 km de percurso em 32:50, numa chegada sensacional. O vice-campeão foi o norte-americano Anthony Rotich, com o mesmo tempo do brasileiro e o resultado definido apenas na foto de chegada.
Nascido em São Pedro dos Ferros, no dia 18 de setembro de 1990, Johnatas, treinado por Fran Kauê, em São Paulo, tem mantido atuações consistentes. Foi campeão da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country-2024, realizada no dia 26 de novembro, em Poços de Caldas (MG). Ganhou também em 2023 a medalha de ouro no Sul-Americano de Meia Maratona, em julho, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Foi o brasileiro mais bem colocado na maratona do Mundial de Budapeste, na Hungria (29º lugar), e no Pan-Americano de Santiago (5º colocado).
“Estou pronto para mais um desafio. Treinei para El Salvador e estou me sentindo bem”, disse o atleta, ex-coletor de lixo, que disputou a Maratona Internacional de Sevilha, no domingo (18/2), terminando em 56º lugar. “Foi frustrante. Tive câimbras a partir do km 39 e acabei a prova praticamente trotando. Até o km 37, estava correndo para 2:08, índice para a Olimpíada de Paris”, comentou.
O treinador Fran Kuaê aposta na recuperação de seu atleta, que voltou na segunda-feira (19/2) ao Brasil e já viajou para o Pan na quarta-feira (21/2). “Ele retorna aos treinos muito rápido, sempre em boas condições”, comentou sobre o atleta que foi o sexto colocado e o melhor brasileiro na São Silvestre de 2023, dia 31 de dezembro, em São Paulo.
Em toda a história da competição, iniciada em 2015, o Brasil tem sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze.
Ouro
Johnatas Oliveira Cruz - Victoria (CAN) - 2020
Wendell Jerônimo Souza - Serra (BRA) - 2022
Lucineida Moreira - Serra (BRA) - 2022
Prata
Gilberto Silvestre - Barranquilla (COL) - 2015
Gilberto Silvestre - Caraballeda (VEN) - 2016
Núbia de Oliveira – Serra (BRA) – 2022
Bronze
Simone Ponte Ferraz - Serra (BRA) - 2022
O 5º Pan-Americano reunirá 100 atletas, sendo 54 homens e 46 mulheres, representando 12 países. A primeira prova será o revezamento misto 4x2 km, que tem largada prevista para às 17 horas de Brasília (14 horas no horário local).
Programa Horário (Brasília)
17:00 - 4x2 km - revezamento misto
17:30 - 6 km - Sub-20 - feminino
17:50 - 8 km - Sub-20 - masculino
18:40 - 10 km - adulto - feminino
19:40 - 10 km – adulto - masculino
A delegação está assim composta:
Delegado: Edemar Alves dos Santos (CBAt), médica: Fernanda Ayumi Shiroma (SP), fisioterapeutas: Flavia Rocco Siqueira (SP), Kamilla Felix Miranda de Araújo (SP).
Dione D’Agostini Chillemi (PR) é a treinadora-chefe e os técnicos são Francisco Carlos da Silva, o Fran Cauê, e Antônio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha. O Brasil terá 21 atletas - 11 no feminino e 10 no masculino.
Equipe feminina
10 km - Adulto
Núbia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA)
Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners-RJ)
Maria Lucineida Moreira (Pinheiros-SP)
Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE)
6 km - Sub-20
Luize Rosa Braga (CASO-DF)
Sabrina Gabrieli Pena (PM Apucarana-PR)
Kauane Rebeca Joaquim (IPEC-PR)
Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR)
4x2 km misto - Adulto
July Ferreira da Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Livya Kezia Coimbra Leite (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Viviane da Cruz Lima (ADC São Bernardo-SP)
Equipe masculina
10 km - Adulto
Jonathas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Lucas Paulo Ferreira Barboza (ADC Alto do Ipiranga-PE)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
Glenilson Gilbert de Carvalho (Associação de Campo Grande-MS)
8 km - Sub-20
Samuel Costa Santana (Praia Grande Vôlei-SP)
Gustavo dos Santos Silva (Orcampi-SP)
Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT-RS)
João Pedro Alves (Barra do Garças-MT)
4x2 km misto - Adulto
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP)
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
*Jânio obteve classificação no adulto individual e no revezamento
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br, João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br, e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos