São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou neste domingo (24/3) a Assembleia Geral Ordinária da entidade, referente ao ano de 2023, no Auditório Bellatrix do Hotel Pestana, em São Paulo. Desta forma, a reunião voltou a ser presencial, após três anos sendo realizada de modo virtual em função da pandemia de COVID-19. A Assembleia teve a presença e participação dos campeões olímpicos Joaquim Cruz e Maurrem Maggi, dentre os ídolos do atletismo brasileiro.
A Assembleia, presidida pelo presidente do Conselho de Administração Wlamir Motta Campos, contou com a participação de 54 dos 69 integrantes com com direito a voz e a voto e aprovou as contas de 2023, o orçamento de 2024 e o relatório de gestão. Participaram presidentes das Federações Estaduais, medalhistas olímpicos, representantes da Comissão de Atletas, dos treinadores e dos árbitros, integrantes do Conselho de Administração, além do brasileiro que integra o Conselho da World Athletics Hélio Gesta de Melo.
"Foi mais um grande exercício de democracia. A reunião foi ótima. Todas as pautas foram aprovadas por unanimidade", comentou Wlamir.
A Assembleia deste ano inovou ao inserir no programa um dia de apresentações detalhadas das áreas de atuação da CBAt, no sábado (23/3). Foram feitas apresentações dos setores de Marketing e Comunicação (Maiara Dias), Técnico (Joana Costa) e Financeiro (Raphael Nagao). Os três ficaram abertos a perguntas dos participantes. Todas as dúvidas foram esclarecidas inclusive em plantões dos colaboradores da CBAt.
O diretor executivo da CBAt, Cláudio Castilho, apresentou o calendário de 2024. Todas as sedes dos Campeonatos Brasileiros estão definidas, bem como a realização de dois GPs internacionais e o Campeonato Ibero-Americano que o Brasil vai receber em 2024. O Ibero-Americano será em Cuiabá (MT), de 10 a 12 de maio. A pista da Universidade Federal do Mato Grosso também vai receber um Grande Prêmio (categoria D) no dia 15 de maio. O GP Brasil do Continental Tour da World Athletics será em Niterói (RJ) na inauguração da nova pista construída pela Prefeitura na UFF, dia 19 de maio.
O Troféu Brasil de Atletismo especial, que fecha a janela da corrida para os Jogos Olímpicos de Paris, será no CT Paralímpico de São Paulo, do Comitê Paralímpico Brasileiro, uma experiência inovadora juntando provas e atletas olímpicos e paralímpicos. A competição será disputada de 27 a 30 de junho.
A cidade de Niterói também receberá em sua nova pista o Campeonato Brasileiro Sub-20, de 7 a 9 de junho. O Brasileiro Sub-23, de 16 a 18 de agosto, será em Bragança Paulista, o Brasileiro Sub-18 em Recife (PE), de 13 a 15 de setembro, e o Brasileiro Sub-16, na Paraíba, em Campina Grande ou João Pessoa, de 18 a 20 de outubro.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato
Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza
No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos