SÃO PAULO – O 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 27 a 30 de junho, será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e a tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
Além de ser a maior disputa interclubes da América Latina, a competição terá uma atração a mais nesta edição, a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para os Jogos Olímpicos de Paris - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto na França. O prazo final fecha no dia 30 de junho.
E também a busca de índices para o Mundial Sub-20 de Atletismo de Lima (PER), que será realizado de 26 a 30 de agosto, com ênfase na nova geração da modalidade. O prazo final para a obtenção de marcas mínimas fixadas pela World Athletics fecha no dia 4 de agosto.
A expectativa é de que o Troféu Brasil reúna um número expressivo de atletas e muita competitividade nas disputas. No ano passado, em Cuiabá (MT), foram 625 atletas (281 no feminino e 344 no masculino), com 114 entidades, oito recordes da competição quebrados, 37 melhores marcas pessoais e 43 melhores marcas da temporada estabelecidas.
Mais de 250 mil pessoas assistiram as competições em pool de canais durante quatro dias e mais de 7 mil pessoas foram ao Centro Olímpico de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso.
O ídolo do atletismo brasileiro João Carlos de Oliveira, João do Pulo, estampará a medalha do 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo. A escolha é uma homenagem neste ano olímpico, tão importante no calendário do atletismo, que marca também os 70 anos do nascimento (28/5/1954) e os 25 anos da morte (29/5/1999) do astro do atletismo brasileiro João do Pulo.
Os atletas vão brigar pelas medalhas em disputa e os clubes pelo troféu de campeão. O paulista Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi octacampeão em 2023, com 479 pontos, primeiro no feminino (275 pontos) e masculino (204). O mineiro Praia Clube/Exército/Futel foi o segundo colocado (240 pontos) e a União Catarinense de Atletismo (UCA-SC) a terceira (156 pontos).
A instalação esportiva, administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), tem uma pista Mondo nível 1 da World Athletics, com condições de bons resultados para os atletas e conforto para o público na arquibancada coberta, com entrada gratuita.
Este ano, com a presença de atletas com deficiência e provas paralímpicas – a quantidade de participantes deverá ser ainda maior do que na edição de 2023. O evento também será um teste para os Jogos Paralímpicos de 2024.
"Estamos felizes em contribuir com os amigos do atletismo olímpico nesta edição do Troféu Brasil. Muitos já competiram aqui nos Desafios CPB/CBAt e esperamos que possam apresentar suas melhores performances em nossa casa", afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB. “Temos de celebrar também o primeiro Troféu Brasil inclusivo, já que no nosso programa horário serão incluídas provas de paratletismo”, comentou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A parceria CBAt/CPB começou em 2018 com o Desafio CBAt/CPB, idealizado sob a hashtag #somosatletismo.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
As Loterias Caixa e a Braskem são patrocinadores oficiais do atletismo paralímpico brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail