São Paulo - Serão 26 os integrantes do Programa Ídolos Loterias Caixa do Atletismo confirmados na maior festa do esporte. Os campeões olímpicos Joaquim Cruz e Maurren Maggi serão atrações, juntamente com medalhistas em Olimpíadas e em Campeonatos Mundiais, na interação com o público e os atletas no 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Rodovia dos Imigrantes, Vila Guarani, em São Paulo, de 27 a 30 de junho.
O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e a tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico. O ingresso do público é gratuito e há linhas de ônibus disponíveis passando ou partindo da Estação Jabaquara, linha 1 do metrô.
Os ídolos são divulgadores por excelência do atletismo, por meio de suas histórias de vida e conquistas memoráveis. O objetivo do programa da Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com as Loterias Caixa é aproximar os medalhistas olímpicos e em Mundiais do público, especialmente crianças e jovens, dos atletas em atividade, da mídia, patrocinadores e autoridades, como motivação e inspiração. É também um programa de reconhecimento financeiro a quem trouxe medalhas para o Brasil.
São 31 os medalhistas em Olimpíadas e Mundiais, além de Ronaldo da Costa, único brasileiro recordista mundial, na maratona, que integram o Programa. Em 2023, o ponto alto da atuação dos Ídolos do Atletismo foi a presença no Troféu Brasil de Cuiabá. Foram ao estádio, participaram da entrega de medalhas, atuaram no encorajamento aos atletas, tiveram interações com o público (selfies e autógrafos), relacionamento com a imprensa, patrocinadores e com representantes do Governo.
Os ídolos que estarão no CPB são:
André Domingos
Arnaldo de Oliveira
Bruno Lins
Claudinei Quirino
Claudio Roberto Souza
Edson Luciano Ribeiro
Fabiana Murer
Jadel Gregório
João Batista Eugênio
José Carlos Gomes Moreira, o Codó
José Luiz Barbosa, Zequinha
Joaquim Cruz
Keila Costa
Lucimar Moura
Maurren Higa Maggi
Mauro Vinícius Hilário da Silva, Duda
Osmar Barbosa dos Santos
Raphael Raymundo de Oliveira
Robson Caetano
Ronaldo da Costa
Rosângela Santos
Rosemar Coelho Neto
Sanderlei Parrela
Sandro Viana
Thaíssa Barbosa Presti
Vicente Lenilson de Lima
CONQUISTAS E PERFIS DOS ÍDOLOS
Também integram o Programa Ídolos Loterias Caixa do Atletismo Alison dos Santos, campeão mundial e medalhista olímpico dos 400 m com barreiras, que está em Clermont, Flórida, Estados Unidos, fazendo a sua preparação final para os Jogos Olímpicos de Paris, bem como Almir Cunha dos Santos, o Almir Jr, do salto triplo, que está no Algarve, região Sul de Portugal. O atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto no programa dos Jogos Olímpicos.
O público que for ao Troféu Brasil poderá acompanhar Darlan Romani, campeão mundial indoor do arremesso do peso, e Caio Bonfim, que tem duas medalhas em Mundiais nos 20 km da marcha atlética, também integrantes do programa Ídolos. Ambos vão competir antes de seguir para a Espanha - Caio vai para Serra Nevada e Darlan para Leon - e a aclimatação final aos Jogos Olímpicos.
Letícia Oro Mello, medalhista de bronze no Mundial de Eugene 2022, no salto em distância, se recupera de cirurgia no joelho.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
O campeonato, realizado na Argentina, em duas etapas, na Villa de Angostura, em Néuquen, e Vila de Merlo, em San Luis, teve a presença de equipes brasileiras: bronze por equipes no Classic masculino, ouro com Célio Augusto da Rosa e bronze com Susany Perardt, no Long Trail