São Paulo - Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, disputa o 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo neste sábado (29/6), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A prova começa às 9:05 e será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil. Thiago Braz é o último campeão olímpico do atletismo do Brasil: ganhou medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016 (6,03 m).
Thiago Braz explicou para a CBAt, por escrito, que não teve a oportunidade de tentar qualificação para a Olimpíada, uma vez que o período qualificatório via ranking começou em 1/7/2023 e termina no domingo (30/6) – o índice é de 5,82 m. Explicou ainda que recebeu de seu advogado, no dia 26 de junho de 2024, precisamente às 13:00, o comunicado da Corte Arbitral do Esporte (CAS) da de sua liberação para competir sob liminar.
O Manual Técnico do Troféu Brasil de Atletismo 2024 prevê espaço para a avaliação de excepcionalidades: "20.2. Os casos omissos são resolvidos pelo Diretor da Competição dentro de suas atribuições ou pelo Departamento Técnico da CBAt". O pedido do campeão olímpico foi avaliado e sua inscrição, deferida.
A CBAt informou que, em caso de conquista de medalha, o atleta receberá a premiação equivalente, mas preservando a classificação dos três medalhistas da competição, com as respectivas contagem de pontos para os seus clubes.
Eduardo de Deus faz índice olímpico nos 110 metros com barreiras
Eduardo Rodrigues de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) fez o índice olímpico dos 110 metros com barreiras, na disputa da semifinal, realizada na manhã desta sexta-feira (28/6). O barreirista de 28 anos venceu a prova com a marca de 13.27 (-0.7), igualando seu recorde pessoal, que era de 27 de abril de 2022. A final masculina dos 110m com barreiras será realizada nesta sexta, às 15:30.
O programa-horário da competição e demais informações estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil no site www.cbat.org.br.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A final do salto em altura do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 passou para a tarde deste sábado (2/11), com todas as 17 atletas que estavam competindo na qualificação da sexta-feira (1/11), quando a luz natural caiu com o pôr do sol
Podem ser feitas em formulário próprio (link abaixo), conforme informes divulgados pela Nota Oficial 155/2024: Provas Combinadas, Meio Fundo e Fundo e Marcha Atlética são os três grupos de provas dos cursos que serão ministrados por especialistas, em Bragança Paulista, São Paulo, no mês de novembro
A entidade apresenta seu profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-atleta e treinador, aos 85 anos, em Muriaé, Minas Gerais; Waldemar ajudou a descobrir talentos como João do Pulo, medalhista olímpico e recordista mundial no salto triplo e foi eleito Emérito pela Assembleia Geral
A fundista, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26/7), após dias de internação em hospital de Pelotas (RS), onde residia; a atleta tinha reclamações sobre fortes dores de cabeça. mas já estava insconsciente há dias; comunidade do atletismo apresenta votos de profundo pesar a familiares e amigos