Em sua segunda participação olímpica, Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM-PR) conquistou a melhor marca da temporada e a segunda melhor da carreira nas eliminatórias dos 800 metros dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na noite desta sexta-feira (2/8) na França, a brasileira fez o tempo de 2:00.73 e foi a 6ª da sua série. O recorde pessoal de Flávia, 2:00.40, é de 22 de julho de 2015.
A meio-fundista de 31 anos volta ao Stade de France na manhã de sábado, às 6h20 (horário de Brasília), para a disputa da repescagem, uma novidade no programa olímpico. Classificam-se para a repescagem todos os atletas que não passaram diretamente para a semifinal – ou seja, é uma segunda chance para avançar na competição. Nos 800 m feminino, serão quatro baterias, e continuarão na disputa seis meio-fundistas: as primeiras atletas de cada série e as duas mais rápidas.
"Saio da prova muito contente, porque eu sei que entreguei o meu melhor. Hoje foi meu 100%, fazendo a melhor marca da temporada. Amanhã vou estar aqui cedo buscando melhorar essa marca. É importante vir e sair o melhor do ano", disse Flávia.
A brasileira buscou a dianteira da prova assim que as atletas saíram da raia, e explicou a estratégia. "Eu tinha que arriscar para evitar ficar no caixote na primeira volta. Então eu já tinha essa estratégia, de vir pela raia de fora e ir pra frente. Era uma estratégia, porque eram muitas meninas com 1:58 na série. Eu tinha que colocar tudo em jogo."
José Fernando Ferreira Santana (Praia Clube-Exército-Futel-MG), o Balotelli, conquistou mais um recorde pessoal na disputa do decatlo. O brasileiro fez os 400 metros, última prova do dia, com o tempo de 48.78, melhor marca da carreira. Balotelli terminou o primeiro dia do decatlo na 17ª posição, com 4.148 pontos, e volta ao Stade de France no sábado, às 5h05, para os 110 metros com barreiras. A última prova, os 1.500 metros, será disputada às 16h45.
Na outras provas da etapa nenhum brasileiro avançou. No lançamento do disco, Izabela Rodrigues (IEMA-SP) ficou em 17º (61,68 m) e Andressa de Morais (Pinheiros-SP) em 26º (59,43 m). No salto triplo, Gabriele Santos (Pinheiros-SP) foi a 26ª (13,63 m). No arremesso do peso Welington Morais (Pinheiros-SP) queimou suas tentativas e não marcou.
Acompanhe a programação e os resultados do atletismo em Paris
Acesse o Guia de Imprensa da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro