Capa

Gabi Muniz e Otávio Vicente foram os campeões dos 20 km marcha atlética no Brasileiro Sub-23

18.08.2024  |    343 visualizações

A atleta olímpica ganhou o seu último nacional da categoria com recorde brasileiro e do campeonato e fecha o ciclo como pentacampeã sub-23; o catarinense Otávio Vicente, de 19 anos, ganhou o seu primeiro título e sonha com o pódio no Sul-Americano de Bucaramanga (COL) , de 27 a 29 de setembro

Bragança Paulista - Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) e Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) foram os campeões dos 20 km da marcha atlética, prova que abriu, neste domingo (18/8), o último dia de disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Gabi Muniz venceu com 1:34.47.9, recorde do campeonato e brasileiro - bateu a marca de 2023, que era dela mesma.

Aos 22 anos, se despede da categoria como pentacampeã brasileira sub-23. Tem ainda o tricampeonato no Brasileiro Sub-20 e nem se lembra mais dos outros títulos e medalhas nas categorias sub-18 e sub-16 em dez anos de prática da marcha atlética. "Meu intuito era bater o recorde do Brasileiro do ano passado e deu certo." 

Gabrielly Cristina dos Santos  (FECAM/ASSERCAM-PR) conquistou a medalha de prata com 1:47.26.6 e Bruna Batista Oliveira (AABLU-SC) a de bronze (1:48.15.8).

Gabi Muniz é atleta olímpica - competiu nos Jogos de Paris-2024 - e treina com Gianetti Sena Bonfim, no grupo de Caio Bonfim, medalhista de prata olímpica nos 20 km, em Sobradinho (DF). "Poderia ter sido melhor o meu resultado na Olimpíada - tive problema com a minha hidratação, que derramou. Mas foi uma experiência incrível."

Gabi já sonha com os Jogos de Los Angeles-2028, mais experiente. "Temos quatro anos para trabalhar e estamos motivados pela melhor fase da marcha atlética na história da prova no país, que competiu com um time completo na França, e a conquista do Caio, como inspiração."

O grupo faz muita "rodagem" em Sobradinho - "somos uns dez atletas", comenta Gabi. Ele contou que treinar após as Olimpíadas nas ruas da cidade têm sido diferente, com todas as pessoas comuns reconhecendo a prova e buzinando para saudar os atletas que marcham em pelotão. 

Otávio Vicente, de 19 anos, que é de Joinville (SC) conquistou a medalha de ouro com 1:32.08.1 - seu primeiro título brasileiro sub-23. "Eu queria o título para ir ao Sul-Americano", disse o marchador, que está fazendo a transição dos 10 km para os 20 km. "No Sula eu quero fazer a minha melhor marca pessoal e não deixo de sonhar com o pódio." O Campeonato Sul-Americano Sub-23 será em Bucaramanga, Colômbia, de 27 a 29 de setembro.

Mesmo para quem não treina junto com Caio Bonfim, que também é medalhista em Mundiais (bronze em Londres-2017 e em Budapeste-2023), a medalha olímpica foi muito especial para a marcha atlética. "Nessa reta final de treino para o Brasileiro, que foi muito desgastante, voltou o ânimo que a gente estava precisando depois da medalha do Caio. Foi uma felicidade enorme, nem dá para mensurar o tamanho", disse Otávio, que treina com Margite Weise.

Edson Alves de Aguiar (Praia Cube-Exército-Futel-MG), com 1:34.39.5, ficou com a medalha de prata e Klaubert Ferreira de Franca (CASO-DF) com a de bronze (1:37.56.7).

TODOS OS RESULTADOS

O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo