Capa

Morre o empresário Victor Malzoni Jr que trouxe os GPs internacionais para o Brasil

05.09.2024  |    2.590 visualizações

Também foi o criador do Ultracred Club, que tinha astros como Agberto Guimarães, Joaquim Cruz e Zequinha Barboza treinando nos Estados Unidos; foi vice-presidente da CBAt e é Emérito desde 2004

A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta profundamente a morte do empresário Victor Malzoni Junior, aos 74 anos, em São Paulo. A cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira (6/9), das 9 às 12 horas, no Cemitério Morumby (Rua Deputado Laercio Corte, 468, Morumbi, São Paulo). O atletismo brasileiro está em luto e apresenta votos de pesar a todos os familiares e amigos. O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos representará o atletismo na cerimônia desta sexta-feira, em São Paulo. 

Vitinho, como era chamado por quem convivia com ele, foi criador do Ultracred Club, de grandes estrelas do atletismo, um dos fundadores da Corredores Paulistas Reunidos (Corpore), diretor da Corrida Internacional de São Silvestre (conduziu um processo de profissionalização da prova, de 1997 a 2004) e criador dos Grandes Prêmios Internacionais de Atletismo, nos anos 80 e 90. Victor Malzoni Jr foi vice-presidente da CBAt entre 2001 e 2004. É membro Emérito da CBAt (2004).

"Foi um dia triste para o atletismo brasileiro que perdeu o criador do Ultracred e levou o primeiro grupo de brasileiros para os Estados Unidos, com Agberto Guimarães, o treinador Luiz Alberto de Oliveira, Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Sanderlei Parrela e outros tantos, além dos grandes eventos que trouxe para o Brasil", disse Wlamir, recordando-se dos primeiros Grande Prêmios Sears-Ford organizados em São Paulo nos anos 80.

Victor Malzoni Jr colocou o Brasil na rota dos grandes GPs de atletismo do Mundo. "Antes, ele patrocinou o Troféu Brasil, é um Emérito do atletismo brasileiro, estamos em luto, uma pessoa que deve ser lembrada sempre", afirmou Wlamir Motta Campos.

"Dia muito triste. Vitinho mudou a forma de organizar os eventos de atletismo no Brasil. Investiu na qualidade técnica, profissionalizou a estrutura técnica e deu visibilidade ao atletismo. Trouxe ao Brasil alguns dos melhores atletas do atletismo mundial e isso despertou o interesse de patrocinadores e televisão", afirmou o atleta olímpico e bicampeão pan-americano Agberto Guimarães, precursor na história do Ultracred Club.

"No Ultracred Club, investiu nos melhores atletas, não poupou recursos para nos propiciar as melhores condições possíveis de treinamento o que possibilitou que focássemos nos treinamentos e nas competições. Depois que ele deixou o atletismo, os eventos nunca mais foram os mesmos!", completou Agberto. 

"O Vitinho foi uma pessoa fundamental, investidor na preparação dos atletas de meio fundo para as competições internacionais nos Estados Unidos, além de criador pioneiro dos Meeting Internacionais de atletismo no Brasil", afirmou o campeão olímpico Joaquim Cruz, desde Paris - é treinador do Comitê Paralímpico dos Estados Unidos.

"Hoje é um dia muito triste, perdemos o maior incentivador que o atletismo teve, um visionário. O Victor amava o atletismo e sou grato porque ele mudou minha vida. Com Agberto Guimarães, o Joaquim Cruz e o Luiz Alberto de Oliveira fiz parte do primeiro grupo que ele patrocinou. Trouxe os GPs, conversando com agentes internacionais de grandes estrelas do esporte, para ter mais competições no Brasil. Foi um revolucionário e um baita ser humano", declarou o campeão mundial Zequinha Barbosa. "Ele fez diferença no atletismo nacional. Que Deus o recolha e que o exemplo dele seja um legado", completou Zequinha.

Idealizou por mais de 10 anos o Meeting Internacional de São Paulo, o Grand Prix de Atletismo. A primeira edição do GP foi realizada em maio de 1985, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. A competição iniciou sua série como challenge, depois invitation, etapa do Grand Prix da IAAF (a então World Athetics), IAAF World Challenge e World Athletics Continental Tour. Trouxe ao Brasil alguns dos melhores atletas do mundo como Carl Lewis, Edwin Moses, Michael Johnson, Jan Zelezny, Serguei Bubka e Ben Johnson.

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo