Os integrantes da delegação brasileira enfrentaram um clima muito frio, mas apesar das condições duríssimas durante a disputa das 24 horas conseguiram bons resultados no Campeonato Continental das Américas IAU (da sigla em inglês International Association Ultrarunners) no fim de semana (7 e 8/9) na cidade de Mar Del Plata, na Argentina.
O Brasil participou com seis atletas (três homens e três mulheres) e teve como destaques individuais Valdenir Jandosa Cordeiro (AUF-RN), primeiro colocado (252.616 km), Denilson Vieira da Silva (CARN-RN), terceiro (227.016), e Viviani Oliveira de Souza (ACT-RS), segunda (209.815 km).
Por equipes, o Brasil foi vice-campeão masculino e feminino, somando ainda as participações de José Nilton Soares (CARN-RN), 18º (161.126), Fagna das Chagas Sousa (CARN-RN), 4ª colocada (192.55), e Roselania Alves Valentim (CARN-RN), 9ª (174.666). Os treinadores foram Marcos Gomes da Silva (RN) e Itamar Augusto Goes (SP).
Os resultados ainda não foram publicados pela organização (10/9), mas informados pelo treinador Marcos Gomes da Silva, da CARN, do Rio Grande do Norte, que avaliou como positiva a participação do Brasil na ultramaratona. "Foi uma prova duríssima, com muito frio - os atletas sentiram muito nas 24 horas, mas conseguiram suportar. Contou também o suporte às equipes. Fomos bem recebidos e o reconhecimento da equipe, a evolução constante e responsável da ultramaratona do Brasil reconhecido", afirmou Marcos.
Participaram do campeonato Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.
"Agradecemos aos representantes do atletismo na Argentina pelo acolhimento e por terem conduzido a prova com carinho e respeito aos atletas. Parabéns a federação argentina e aos organizadores. Agradecemos a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por intermédio do presidente Wlamir Motta Campos, por nos proporcionar a participação no evento e pelo apoio a ultramaratona do Brasil", acrescentou o treinador.
O próximo evento da IAU será o Mundial de Ultramaratona - 100 km, na Índia, em dezembro.
A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo